"A reunião das pessoas que eram excluídas na escola": uma etnografia sobre "luta", diversidade e demandas por direitos na universidade

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMouzinho, Gláucia Maria Pontes-
Autor(es): dc.contributorMamani, Hernán Armando-
Autor(es): dc.contributorCampos, Heitor Benjamim-
Autor(es): dc.creatorViana, Thiago de Lima-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:04:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:04:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-07-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-07-23-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/14479-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/763013-
Descrição: dc.descriptionUtilizando o paradigma antropológico “interpretação” e “narrativas”, defendido por Clifford Geertz. Abordarei nesta etnografia o ambiente universitário, correspondendo assim as suas estruturas físicas e as construções simbólicas que os meus interlocutores e demais estudantes ressignificam o espaço. Explicitarei também a formação de “famílias” por meio das redes de afeto e identidade, “acolhendo” os estudantes recém-chegados e também formando os “coletivos”. E por fim, irei apresentar as formas disciplinares do ambiente acadêmico, desde as classificações sobre o “bom aluno” e como os estudantes se utilizam de autores e vivências como forma de “luta” em busca de uma demanda por direitos-
Descrição: dc.descriptionUsing the anthropological paradigm "interpretation" and "narratives", advocated by Clifford Geertz. I will approach in this ethnography the university environment, corresponding its physical structures and the symbolic constructions that my interlocutors and other students re-signify the space. I will also explain the formation of "families" through the networks of affection and identity, "welcoming" the newly arrived students and also forming the "collectives". And finally, I will present the disciplinary forms of the academic environment, from the classifications of the "good student" and how students use authors and experiences as a form of "struggle" in search of a demand for rights-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectConflito-
Palavras-chave: dc.subjectDiversidade-
Palavras-chave: dc.subjectDemandas por direito-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino superior-
Palavras-chave: dc.subjectEtnografia-
Palavras-chave: dc.subjectAmbiente escolar-
Palavras-chave: dc.subjectEstudante-
Palavras-chave: dc.subjectMovimento estudantil-
Palavras-chave: dc.subjectRede social-
Palavras-chave: dc.subjectSocialização-
Palavras-chave: dc.subjectDireito-
Palavras-chave: dc.subjectGeertz, Clifford, 1926-2006-
Palavras-chave: dc.subjectConflict-
Palavras-chave: dc.subjectDiversity-
Palavras-chave: dc.subjectRights claims-
Título: dc.title"A reunião das pessoas que eram excluídas na escola": uma etnografia sobre "luta", diversidade e demandas por direitos na universidade-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.