Neurociência e surdez: um estudo sobre a aquisição da linguagem

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMadeira, Lucianne Fragel-
Autor(es): dc.contributorDawes, Tathianna Prado-
Autor(es): dc.contributorFrancisco, Gildete da Silva Amorim Mendes-
Autor(es): dc.contributorDias, Aline Fernanda Alves-
Autor(es): dc.contributorFranco, Ludmila Veiga Faria-
Autor(es): dc.creatorHenriques, Maíra Soares-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:04:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:04:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-27-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-27-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/31706-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/763010-
Descrição: dc.descriptionA linguagem consiste em um sistema onde recursos são empregados para promover a comunicação, seja por meio da fala, da escrita ou da sinalização. Sabe-se que, em condições neurobiológicas e ambientais adequadas, a aquisição de linguagem por crianças segue o mesmo padrão universalmente. O mesmo ocorre com os surdos, que já foram relatados apresentando a mesma janela de desenvolvimento que bebês ouvintes quando há o estímulo adequado. É importante destacar que a surdez corresponde à perda ou redução da capacidade de ouvir sons, existindo diferentes manifestações. Atualmente, avanços tecnológicos permitem a investigação mais rebuscada de áreas cerebrais, analisando padrões de ativação no encéfalo provocados durante a realização de diferentes atividades e sendo possível traçar correlações mais precisas com diversos processos, incluindo a aquisição e desenvolvimento da linguagem. Visando reunir informações disponíveis na literatura, foi feita uma revisão bibliográfica sobre a aquisição de linguagem em sujeitos surdos sinalizantes, de forma a relatar suas especificidades e traçar as similaridades ou diferenças em relação aos ouvintes. A busca foi feita através das bases científicas PubMed, Web of Science e portal Periódicos CAPES, considerando o período de 2011 até 2020 para análise, década posterior tanto ao intenso desenvolvimento de estudos sobre o sistema nervoso quanto à implementação de regulamentações sobre inclusão. Os resultados foram compilados e discutidos, com o intuito de explorar como ocorre todo o processo, e foram averiguados os avanços nos estudos observacionais. O número de trabalhos de neurociências tendo a surdez como foco sofreu um aumento, e diferentes experimentos atualmente contribuem para o melhor conhecimento sobre a aquisição e o processamento da linguagem em sujeitos surdos.-
Descrição: dc.descriptionLanguage consists in a system in which resources are used to promote communication, hether through speech, writing or signalization. It is known that, under appropriate neurobiological and environmental conditions, children’s language acquisition follows the same universal pattern. The same happens with deaf kids, who have been already reported to have the same developmental window as hearing babies when there is adequate stimulation. It’s important to highlight that deafness corresponds to the loss or reduction of the ability to hear sounds, with different manifestations. Currently, technological advances allow the investigation of brain areas to be more detailed, analysing activation patterns in the brain that were provoked during execution of different activities and making it possible to draw more precisive correlations with different processes, including the acquisition and development of language. Aiming to gather information available in literature, a bibliographic revision was made about the acquisition of language on deaf signers, to report their specificities and trace the similarities and differences in relation to hearing subjects. The search was made through PubMed, Web of Science and Periódicos CAPES scientific databases, considering the period between 2011 and 2020 for analysis, a posterior decade to both intense development of studies about the nervous system and implementation of regulations on inclusion. The results were compiled and discussed, aiming to explore how the process occurs, and advances on observational studies were verified. The number of neuroscience works focusing on deafness has increased, and nowadays different experiments contribute to a better understanding of language acquisition and processing in deaf subjects.-
Descrição: dc.description45 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectProcessamento da linguagem-
Palavras-chave: dc.subjectSurdos sinalizantes-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua de sinais-
Palavras-chave: dc.subjectLevantamento bibliográfico-
Palavras-chave: dc.subjectLinguagem-
Palavras-chave: dc.subjectSurdo-
Palavras-chave: dc.subjectComunicação humana-
Palavras-chave: dc.subjectNeurociência-
Palavras-chave: dc.subjectLanguage processing-
Palavras-chave: dc.subjectDeaf signers-
Palavras-chave: dc.subjectSign language-
Palavras-chave: dc.subjectBibliographic survey-
Título: dc.titleNeurociência e surdez: um estudo sobre a aquisição da linguagem-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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