O ensino de tópicos de eletromagnetismo na modalidade EJA a partir do estudo do consumo de energia elétrica

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorHuguenin, José Augusto Oliveira-
Autor(es): dc.contributorTort, Alexandre Carlos-
Autor(es): dc.contributorAuler, Luiz Telmo da Silva-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5831806369050772-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5806476476274947-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5461518414512641-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4855581834199288-
Autor(es): dc.creatorVieira, Clenilso de Souza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:04:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:04:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-31-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-31-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/22251-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.22409/PPGF.2020.m.08890090740-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/763005-
Descrição: dc.descriptionAs atividades experimentais têm se mostrado um instrumento fundamental no processo de ensino e aprendizagem da física. Busca-se através dessas atividades permitir que ao aluno perceba o objeto de estudo de maneira quantitativa e qualitativa, o manuseie, o observe, faça previsões sobre ele ou elabore hipóteses. Dentro desse contexto propomos um produto educacional que consiste em uma sequência didática que tem o objetivo de levar o aluno a aprender a calcular o consumo de elétrica de eletrodomésticos a partir dos dados de potência (descritos no próprio equipamento) e tempo médio de uso para avaliar o impacto de cada equipamento no consumo doméstico mensal. Essa proposta é direcionada para alunos do último ano do ensino médio da EJA ou regular, consiste em um experimento demonstrativo que consta de um painel de circuito AC e simulações utilizando o programa PhET. Para a dinâmica da aplicação da sequência didática escolhemos como metodologia de aprendizagem os três momentos pedagógicos por ser capaz de propiciar a problematização do assunto. O produto foi testado na Nova EJA do Colégio Estadual Barão de Tefé, no município de Seropédica, Rio de Janeiro no mês de julho de 2020, em meio a pandemia do Covid-19, através de questionários de sondagem para observar os conhecimentos prévios e registrar o que se adquiriu de conhecimento por parte dos alunos após a aplicação dos experimentos demonstrativos. Foi mostrado através da análise qualitativa das respostas dos alunos aos questionários que houve uma evolução significativa, nos levando a considerar que o trabalho alcançou seu objetivo de elevar o conhecimento científico e sua aplicação prática-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES-
Descrição: dc.descriptionExperimental activities have been shown to be a fundamental instrument in the teaching and learning process of physics. These activities seek to allow the student to perceive the object of study in a quantitative and qualitative way, handle it, observe it, make predictions about it or elaborate hypotheses. Within this context we propose an educational product that consists of a didactic sequence that aims to take the student to learn how to calculate the electrical consumption of household appliances from the power data (described on the equipment itself) and average time of use to evaluate the impact of each equipment on monthly household consumption. This proposal is aimed at students in the last year of EJA or regular high school, it consists of a demonstrative experiment that consists of an AC circuit panel and simulations using the PhET program. For the dynamics of the application of the didactic sequence, we chose the Three Pedagogical Moments as a learning methodology because it is capable of problematizing the subject. The product was tested at New EJA at Colégio Estadual Barão de Tefé, in the municipality of Seropédica, Rio de Janeiro in July 2020, in the midst of the Covid-19 pandemic, using survey questionnaires to observe previous knowledge and record the that was acquired by the students after knowledge of the experiments. It was shown through the qualitative analysis of the students' responses to the questionnaires that there was a significant evolution, leading us to consider that the work achieved its objective of raising scientific knowledge and its practical application-
Descrição: dc.description135 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectExperimento demonstrativo-
Palavras-chave: dc.subjectEJA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de física-
Palavras-chave: dc.subjectConsumo de energia-
Palavras-chave: dc.subjectElétrica-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem por atividades-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Palavras-chave: dc.subjectDemonstrative experiment-
Palavras-chave: dc.subjectEJA-
Palavras-chave: dc.subjectPhysics teaching-
Palavras-chave: dc.subjectEnergy consumption-
Título: dc.titleO ensino de tópicos de eletromagnetismo na modalidade EJA a partir do estudo do consumo de energia elétrica-
Título: dc.titleThe teaching of electromagnetism topics in mode starting from the study of electric energy consumption-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.