Miniplanetário do planisfério celeste sul para ensino de astronomia no ensino médio

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPenna, Thadeu Josino Pereira-
Autor(es): dc.contributorHuguenin, José Augusto Oliveira-
Autor(es): dc.contributorSilva, Maria de Fátima Alves da-
Autor(es): dc.creatorGomes, Alexander dos Reis-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:04:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:04:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-04-03-
Data de envio: dc.date.issued2018-04-03-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/6061-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/763000-
Descrição: dc.descriptionTem havido questionamentos sobre a necessidade da inovação no ensino de física no ensino médio, apesar de pouco material apresentar clara e objetiva propostas práticas para os professores. Os professores têm geralmente escasso (ou nenhum) tempo para se dedicar a estudo/pesquisa sobre estratégias de ensino que podem revelar-se eficazes na mudança de suas práticas tradicionais. Além disso, eles enfrentam grandes dificuldades para aplicar as propostas que tinham engendrado dentro das universidades e centros de pesquisas. Para estes últimos estão distantes de condições de sala de aula reais. Por conseguinte, inovações educacionais muitas vezes continuam longe das escolas e não encontram oportunidade de ser avaliado em situações práticas. Portanto, o estudo proposto será conduzido através de uma abordagem metodológica qualitativa com um grupo de duas turmas de alunos do ensino médio da rede pública de ensino do estado do Rio de Janeiro e, a hipótese que será verificada é: o miniplanetário do planisfério celeste sul, a compreensão do seu funcionamento e a sua utilização em sessões didáticas, conexas às aulas sobre astronomia. São adequadas para promover uma aprendizagem dialógica e significativa do movimento aparente do céu. De tal modo, constatou-se que o miniplanetário é uma ferramenta que o docente poderá usar em sala de aula, como facilitador e colaborador, constituindo o elo que se perdeu em uma educação fragmentada, através dos diversos problemas apresentados, entre o docente e o discente, colocando a verdadeira aprendizagem significativa de tais conteúdos imprescindíveis por si só. Essa aprendizagem pode ainda fazer os alunos a aprenderem aprender, terem maior autonomia, socialização, autoestima, conhecimento, finalmente, poder colaborar para a cidadania. Como produto associado dessa dissertação, elaboramos um documento à parte, capaz de ser usado por docentes do ensino básico para construir e aplicar o miniplanetário como previsto em sala de aula-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES-
Descrição: dc.descriptionThere have been questions about the need for innovation in teaching physics in high school. Although little material presents clear, objective and practical suggestions for teachers. Teachers generally have little (or no) time to devote to study / research on teaching strategies that can prove to be effective in changing their traditional practices. Moreover, they face great difficulties to implement the proposals that had been engendered within universities and research centers for the latter are far from actual classroom conditions. Therefore, educational innovations often still far from schools and find no opportunity to be assessed in practical situations. Physical. Therefore, the proposed study will be conducted through a qualitative approach with a group of two high school students in classes from public state school in Rio de Janeiro, and the hypothesis to be verified is: the south celestial planetary mini, the understanding of its operation and its use in educational sessions related to lessons on astronomy, are appropriate to promote a dialogue and meaningful learning of the apparent movement of the sky. In this way, it was found that the mini planetarium is a tool that teachers can use in the classroom, as a facilitator and collaborator, providing the link that was lost in a fragmented education through the various problems presented, between teacher and the student, placing the real meaningful learning such essential content itself. This learning can still make students learn to learn, greater autonomy, socialization, self-esteem, knowledge, finally, to collaborate for citizenship. As a product associated with this thesis, we prepared a separate document, able to be used by teachers of basic education to build and apply the mini planetarium as provided in the classroom-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectMiniplanetário-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de astronomia-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de física-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de física-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de astronomia-
Palavras-chave: dc.subjectProdução intelectual-
Palavras-chave: dc.subjectMini planetary teaching-
Palavras-chave: dc.subjectAstronomy-
Palavras-chave: dc.subjectPhysics teaching-
Título: dc.titleMiniplanetário do planisfério celeste sul para ensino de astronomia no ensino médio-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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