Heitor Villa-Lobos: da antropofagia às narrativas de Alejo Carpentier e Mário de Andrade

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorReis, Livia Maria de Freitas-
Autor(es): dc.contributorMello, Maria Elizabeth Chaves de-
Autor(es): dc.contributorGuelman, Leonardo Caravana-
Autor(es): dc.contributorArcuri, Silvia Inés Cárcamo de-
Autor(es): dc.contributorEsteves, Antonio Roberto-
Autor(es): dc.creatorLeitão, Robson dos Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:04:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:04:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-06-05-
Data de envio: dc.date.issued2018-06-05-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/6568-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/762988-
Descrição: dc.descriptionNeste trabalho, realizado sob o viés da Literatura Comparada, quis demonstrar que o que se conhece, hoje, sobre o compositor Heitor Villa-Lobos é fruto de várias construções literárias que se cruzam e se interpenetram, transformando o compositor de carne e osso em uma personagem romanesca. Villa-Lobos, reconhecido em escala mundial, como um gigante da música, inspirou escritores e biógrafos que, ao tentarem reconstituir suas histórias, acabaram criando uma entidade idealizada, uma personagem fictícia. Entre esses escritores, destaco dois romancistas e críticos musicais: o brasileiro Mário de Andrade e o cubano Alejo Carpentier. Comparo suas diferentes visões sobre o maestro, apontando para a influência que sofreram daquele em algumas de suas obras: O banquete e Los pasos perdidos, respectivamente. Construo minha análise a partir da antropofagia, em sua vertente cultural, formulada por Oswald de Andrade na década de 1920, e prossigo com questões sobre apropriação de textos, formulações identitárias (individuais e coletivas), assim como a utilização da música na construção do imaginário nacional, mantendo como encadeamento, a personagem em questão, Villa-Lobos. Entre os autores escolhidos como suporte teórico, destaco Mareia Quintero-Rivera, Mario Vargas Llosa, Paulo Renato Guérios, Roberto González Echevarría e Silviano Santiago, além de Alejo Carpentier e Mário de Andrade-
Descrição: dc.descriptionEn este trabajo, realizado bajo el sesgo de la Literatura Comparada, quise demostrar que lo que se conoce, hoy, sobre el compositor Heitor Villa-Lobos es fruto de varias construcciones literarias que se cruzan y se interrelacionan, transformando al compositor de carne y hueso en un personaje romanesco. Villa-Lobos, reconocido a escala mundial, como un gigante de la música, inspiró a escritores y biógrafos que, al intentar reconstruir sus historias, acabaron creando una entidad idealizada, un personaje ficticio. Entre esos escritores, destaco dos novelistas y críticos musicales: el brasileño Mário de Andrade y el cubano Alejo Carpentier. Comparo sus diferentes visiones sobre el maestro, apuntando la influencia que sufrieron de aquel en algunas de sus obras: O banquete y Los pasos perdidos, respectivamente. Construyo mi análisis a partir de la antropofagia, en su vertiente cultural, formulada por Oswald de Andrade en la década de 1920, y prosigo con cuestiones sobre apropiación de textos, formulaciones identitarias (individuales y colectivas), así como la utilización de la música en la construcción del imaginario nacional, manteniendo como encadenamiento, el personaje en cuestión, Villa-Lobos. Entre los autores escogidos como soporte teórico, destaco Mareia Quintero-Rivera, Mario Vargas Llosa, Paulo Renato Guérios, Roberto González Echevarría y Silviano Santiago, además de Alejo Carpentier y Mário de Andrade-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectAntropofagia cultural-
Palavras-chave: dc.subjectAlejo Carpentier-
Palavras-chave: dc.subjectHeitor Villa-Lobos-
Palavras-chave: dc.subjectMário de Andrade-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura e Música-
Palavras-chave: dc.subjectAntropofagia-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura comparada-
Palavras-chave: dc.subjectMúsica-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura-
Palavras-chave: dc.subjectVilla-Lobos, Heitor, 1887-1959-
Palavras-chave: dc.subjectAndrade, Mário de, 1893-1945-
Palavras-chave: dc.subjectAntropofagia cultural-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura y música-
Título: dc.titleHeitor Villa-Lobos: da antropofagia às narrativas de Alejo Carpentier e Mário de Andrade-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.