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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Reis, Livia Maria de Freitas | - |
Autor(es): dc.contributor | Mello, Maria Elizabeth Chaves de | - |
Autor(es): dc.contributor | Guelman, Leonardo Caravana | - |
Autor(es): dc.contributor | Arcuri, Silvia Inés Cárcamo de | - |
Autor(es): dc.contributor | Esteves, Antonio Roberto | - |
Autor(es): dc.creator | Leitão, Robson dos Santos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:04:25Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:04:25Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-06-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-06-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/6568 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/762988 | - |
Descrição: dc.description | Neste trabalho, realizado sob o viés da Literatura Comparada, quis demonstrar que o que se conhece, hoje, sobre o compositor Heitor Villa-Lobos é fruto de várias construções literárias que se cruzam e se interpenetram, transformando o compositor de carne e osso em uma personagem romanesca. Villa-Lobos, reconhecido em escala mundial, como um gigante da música, inspirou escritores e biógrafos que, ao tentarem reconstituir suas histórias, acabaram criando uma entidade idealizada, uma personagem fictícia. Entre esses escritores, destaco dois romancistas e críticos musicais: o brasileiro Mário de Andrade e o cubano Alejo Carpentier. Comparo suas diferentes visões sobre o maestro, apontando para a influência que sofreram daquele em algumas de suas obras: O banquete e Los pasos perdidos, respectivamente. Construo minha análise a partir da antropofagia, em sua vertente cultural, formulada por Oswald de Andrade na década de 1920, e prossigo com questões sobre apropriação de textos, formulações identitárias (individuais e coletivas), assim como a utilização da música na construção do imaginário nacional, mantendo como encadeamento, a personagem em questão, Villa-Lobos. Entre os autores escolhidos como suporte teórico, destaco Mareia Quintero-Rivera, Mario Vargas Llosa, Paulo Renato Guérios, Roberto González Echevarría e Silviano Santiago, além de Alejo Carpentier e Mário de Andrade | - |
Descrição: dc.description | En este trabajo, realizado bajo el sesgo de la Literatura Comparada, quise demostrar que lo que se conoce, hoy, sobre el compositor Heitor Villa-Lobos es fruto de varias construcciones literarias que se cruzan y se interrelacionan, transformando al compositor de carne y hueso en un personaje romanesco. Villa-Lobos, reconocido a escala mundial, como un gigante de la música, inspiró a escritores y biógrafos que, al intentar reconstruir sus historias, acabaron creando una entidad idealizada, un personaje ficticio. Entre esos escritores, destaco dos novelistas y críticos musicales: el brasileño Mário de Andrade y el cubano Alejo Carpentier. Comparo sus diferentes visiones sobre el maestro, apuntando la influencia que sufrieron de aquel en algunas de sus obras: O banquete y Los pasos perdidos, respectivamente. Construyo mi análisis a partir de la antropofagia, en su vertiente cultural, formulada por Oswald de Andrade en la década de 1920, y prosigo con cuestiones sobre apropiación de textos, formulaciones identitarias (individuales y colectivas), así como la utilización de la música en la construcción del imaginario nacional, manteniendo como encadenamiento, el personaje en cuestión, Villa-Lobos. Entre los autores escogidos como soporte teórico, destaco Mareia Quintero-Rivera, Mario Vargas Llosa, Paulo Renato Guérios, Roberto González Echevarría y Silviano Santiago, además de Alejo Carpentier y Mário de Andrade | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Antropofagia cultural | - |
Palavras-chave: dc.subject | Alejo Carpentier | - |
Palavras-chave: dc.subject | Heitor Villa-Lobos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mário de Andrade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura e Música | - |
Palavras-chave: dc.subject | Antropofagia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura comparada | - |
Palavras-chave: dc.subject | Música | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Villa-Lobos, Heitor, 1887-1959 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Andrade, Mário de, 1893-1945 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Antropofagia cultural | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura y música | - |
Título: dc.title | Heitor Villa-Lobos: da antropofagia às narrativas de Alejo Carpentier e Mário de Andrade | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Tese | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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