Aprendendo a intervir, ensinando a se curar: etnografia de práticas pedagógicas engajadas no PreparaNem Niterói, um curso pré-vestibular para estudantes LGBTI+

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Bóris Maia e-
Autor(es): dc.contributorMartins, Daniel Ganzarolli-
Autor(es): dc.contributorBartel, Bruno Ferraz-
Autor(es): dc.creatorTeles, Theodoro de Carvalho-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:04:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:04:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-12-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-12-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/25669-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/762982-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho monográfico de conclusão de curso apresenta resultados de uma pesquisa etnográfica realizada durante os anos de 2018 a 2022, no âmbito do PreparaNem Niterói, um curso preparatório para o vestibular, concebido para a população LGBTI+ em situação de vulnerabilidade social. Planejado especialmente para atender estudantes trans, reconhecendo e acolhendo demandas específicas, o curso também recebe estudantes que não fazem parte da Comunidade LGBTI+. Esta monografia traz descrições etnográficas e suas análises, que focalizam o ano de 2019, quando a maior parte da pesquisa se deu. A metodologia de trabalho consistiu em acompanhar estudantes, professores e gestores do pré-vestibular, na sala de aula e também nos trajetos casa-escola, além de em momentos comemorativos ou de aprendizagem e de lazer fora do ambiente escolar. Para isso, o pesquisador que, a convite da coordenadora do curso, lá tornou-se o professor de Sociologia, utilizou um caderno de campo. Posteriormente, por meio de conversas presenciais, virtuais, telefônicas, mensagens de texto e de áudio, os conhecimentos construídos no âmbito dessa pesquisa foram compartilhados com as interlocutoras e com os interlocutores, a fim de produzir uma avaliação crítica sobre a produção etnográfica. Nesse sentido, esta pesquisa focaliza nas relações profícuas entre a construção de perspectivas de futuros, efetivação de direitos, a experiência do PreparaNem para estudantes, professoras e professores e a identificação de práticas pedagógicas engajadas na construção de salas de aula seguras e possíveis. Sua análise, discussão e descrição etnográfica são pautadas na busca por possibilidades reais de transmissão desses conhecimentos. Concluiu-se que o PreparaNem Niterói atua como um campo onde são aplicadas ou criadas práticas pedagógicas engajadas na conformação de um ambiente escolar seguro. Essas práticas podem ser tomadas com objeto de reflexão para que sejam adaptadas às realidades de outros ambientes educacionais.-
Descrição: dc.descriptionThis course conclusion monographic work presents the results of an ethnographic research carried out during the years 2018 to 2022, within the scope of PreparaNem Niterói, a preparatory course for college entrance exams, designed for the LGBTI+ population in a situation of social vulnerability. Specially designed to serve transsexual students, recognizing and wellcoming specific demands, the course also wellcomes students who are not parte of the LGBTI+ Comunity. This monograph brings ethnographic descriptions and their analyses, which focus in the year of 2019, when most of the research took place. The work methodology consisted of accompanying students, teachers and managers of the college entrance exams preparatory course, not only in the classroom, but also in the home-school journeys, and in commemorative moments or moments of learning and leisure outside the school environment. Although it was mostly based in classroom activities. In order to fulfill the task at hand, the researcher who, at the invitation of the course coordinator, became the Sociology teacher in the preparation course, used a field notebook. Subsequently, through face to face as well as virtual exchange with students and teachers, telephone conversations, text and audio messages, the knowledge built in the scope of this research was shared with the interlocutors, in order to produce a critical assessment of the ethnographic production. In this sense, this research focuses on the fruitful relationships between the construction of perspectives for the future, the realization of rights, the experience of PreparaNem for students and teachers as well as the identification of pedagogical practices engaged in the construction of safe and possible classrooms. Its analyses, discussions and ethnographic description are guided by the search for real possibilities of transmitting this knowledge. The conclusion is that PreparaNem Niterói acts as a field where pedagogical practices engaged in the conformation of a safe school environment are both applied and created. These practices can be taken as an object of reflection so that they can be adapted to the realities of other educational environments.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectLGBTI-
Palavras-chave: dc.subjectEscola-
Palavras-chave: dc.subjectPré-vestibular-
Palavras-chave: dc.subjectSala de aula-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogias engajadas-
Palavras-chave: dc.subjectMinoria sexual-
Palavras-chave: dc.subjectVestibular-
Palavras-chave: dc.subjectAmbiente escolar-
Palavras-chave: dc.subjectLGBTI-
Palavras-chave: dc.subjectSchool-
Palavras-chave: dc.subjectPrep-course-
Palavras-chave: dc.subjectClassroom-
Palavras-chave: dc.subjectEngaged pedagogies-
Título: dc.titleAprendendo a intervir, ensinando a se curar: etnografia de práticas pedagógicas engajadas no PreparaNem Niterói, um curso pré-vestibular para estudantes LGBTI+-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.