Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Mattos, Maria Nazareth de Souza Salutto de | - |
Autor(es): dc.contributor | Maia, Marta Nidia Varella Gomes | - |
Autor(es): dc.creator | Ribeiro, Karoline Pinheiro | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:04:23Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:04:23Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-20 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/32314 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/762977 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho monográfico traz, a partir de meu percurso formativo, reflexões a respeito de como as práticas docentes têm acolhido ou não as narrativas das crianças. Diante a uma sociedade imediatista, nota-se a desvalorização do olhar atento, sensível e acolhedor frente às singularidades que compõem os espaços educativos. O objetivo deste trabalho, então, é provocar reflexões sobre as possibilidades e potencialidades do olhar e da escuta sensíveis das narrativas das crianças como práticas de um saber pedagógico. Para realizar essa tessitura me fundamentei teoricamente em autores como BENJAMIN (1994), FREIRE (1996) e VASCONCELLOS (2008) e documentos como as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL, 2009), bem como a retomada aos registros realizados a partir de minhas experiências em duas instituições de Educação Infantil as quais estagiei. O percurso vivido durante a tessitura desta monografia foi imprescindível para minha formação. Este me possibilitou aprofundar teoricamente o que antes era apenas desejo em fazer diferente, em valorizar as vozes das crianças, reconhecendo e estimulando a formação crítica, reflexiva e curiosa através de uma prática dialógica e de afetos. | - |
Descrição: dc.description | This monographic work brings, from my formative journey, reflections on how teaching practices have accepted or not the children's narratives. Faced with an immediatist society, there is a devaluation of the attentive, sensitive, and welcoming look in the face of the singularities that make up the educational spaces. The objective of this work, then, is to provoke reflections on the possibilities and potentialities of a sensitive look and listening to children's narratives as practices of pedagogical knowledge. To accomplish this weaving I based myself theoretically on authors such as BENJAMIN (1994), FREIRE (1996) and VASCONCELLOS (2008) and documents such as the National Curriculum Guidelines for Early Childhood Education (BRASIL, 2009), as well as a resumption of the records made from my experiences in two institutions of Early Childhood Education in which I interned. The journey lived during the writing of this monograph was essential for my formation. This allowed me to theoretically deepen what was previously just a desire to do things differently, to value the voices of children, recognizing and stimulating critical, reflective, and curious training through dialogical practice and affections. | - |
Descrição: dc.description | 64 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação infantil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Crianças | - |
Palavras-chave: dc.subject | Infâncias | - |
Palavras-chave: dc.subject | Narrativas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação infantil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação docente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Early childhood education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Children | - |
Palavras-chave: dc.subject | Childhoods | - |
Palavras-chave: dc.subject | Narratives | - |
Palavras-chave: dc.subject | Training | - |
Título: dc.title | Reflexões acerca e por uma pedagogia do olhar: narrativas a partir de um percurso formativo | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: