Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Souza, Elisabete Gonçalves de | - |
Autor(es): dc.contributor | Machado, Elisa Campos | - |
Autor(es): dc.contributor | Moraes, Marielle Barros de | - |
Autor(es): dc.creator | Mazzeto, Ana Carla Epitácio | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:04:23Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:04:23Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/24876 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/762974 | - |
Descrição: dc.description | Tem por objetivo principal investigar de que forma as bibliotecas universitárias da Universidade Federal Fluminense se adaptaram ao contexto da pandemia da COVID-19 nos anos de 2020-2021, período em que as atividades acadêmicas e administrativas foram realizadas de forma remota. Contextualiza o cenário da pandemia e os impactos na educação superior brasileira que, em março de 2020, por meio de decretos oficiais, teve as aulas presenciais suspensas e as bibliotecas fechadas. Analisa a questão da mediação e acesso à informação aos usuários diante de um processo de comunicação totalmente a distância. Identifica quais foram as competências em informação mobilizadas pelos bibliotecários para dar conta do desafio de prestar apoio a sua comunidade acadêmica. Discute sobre o papel das bibliotecas universitárias no Brasil, tanto em relação a Educação a Distância (EaD) quanto no contexto do Ensino Remoto Emergencial (ERE). Descreve como ocorreu a implementação do ERE na UFF. Apresenta as ações, estratégias, inovações e soluções adotadas pelas bibliotecas universitárias da UFF durante o período pandêmico, e aponta quais foram os principais serviços oferecidos com vistas a dar apoio ao ensino e a pesquisa na Universidade. Reflete sobre as oportunidades e espaços futuros que as bibliotecas universitárias podem ocupar na realidade pós-pandemia | - |
Descrição: dc.description | Its main objective is to investigate how the university libraries of the Universidade Federal Fluminense adapted to the context of the COVID-19 pandemic in the years 2020-2021, a period in which academic and administrative activities were carried out remotely. It contextualizes the scenario of the pandemic and the impacts on Brazilian higher education which, in March 2020, through official decrees, had face-to-face classes suspended and libraries closed. It analyzes the issue of mediation and access to information for users in the face of a process of communication entirely at a distance. It identifies which information skills were mobilized by librarians to face the challenge of providing support to their academic community. Discusses the role of university libraries in Brazil, both in relation to Distance Education (EaD) and in the context of Emergency Remote Teaching (ERE). It describes how the ERE implementation at UFF took place. It presents the actions, strategies, innovations and solutions adopted by UFF university libraries during the pandemic period, and points out the main services offered in order to support teaching and research at the University. It reflects on the opportunities | - |
Descrição: dc.description | 256 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pandemia da COVID-19 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bibliotecas universitárias | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino remoto emergencial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mediação da informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Competência em informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Universidade Federal Fluminense | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pandemia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biblioteca universitária | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino à distância | - |
Palavras-chave: dc.subject | COVID-19 pandemic | - |
Palavras-chave: dc.subject | University libraries | - |
Palavras-chave: dc.subject | Emergency remote teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Information mediation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Information literacy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Universidade Federal Fluminense (Brazil) | - |
Título: dc.title | Mediação e acesso à informação no contexto da pandemia da COVID-19: o papel das bibliotecas da Universidade Federal Fluminense no apoio ao ensino remoto emergencial | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: