Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Soares, Flávia dos Santos | - |
Autor(es): dc.creator | Dassie, Bruno Alves | - |
Autor(es): dc.creator | Rocha, José Lourenço da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:04:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:04:22Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-12-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-12-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2004 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/1112 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/762972 | - |
Descrição: dc.description | O objetivo deste artigo é fazer uma breve análise das principais reformas do ensino da matemática no Brasil no século XX. Partindo da Reforma Francisco Campos até a última das grandes reformas do referido século, a Matemática Moderna, tentamos traçar um panorama das principais mudanças ocorridas no ensino da matemática e de que forma elas influenciaram o ensino de hoje. Com o estudo dessa parte da história do ensino da matemática, pretende-se contribuir com um campo de pesquisa que vem crescendo dentro da educação matemática por sua importância, não só para a formação do professor, como também para o resgate e preservação da memória e da história da educação brasileira. | - |
Descrição: dc.description | Sim | - |
Descrição: dc.description | The aim of this paper is to make a brief analysis of the main reforms of mathematics teaching in Brazil during the XX century. As a starting point, we had Francisco Campos’ reform and then, the one which is considered the greatest reform of the last century: Modern Mathematics. Our purpose here is to present a panorama of the main changes occurred in mathematics teaching and how they influenced modern teaching. Besides, they promoted an important historical contribution into a field of research which has been increasing in mathematics education. They have been considered of great importance not only for the teacher’s formation, but also to bring back and preserve the memory and the history of Brazilian education. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade São Francisco | - |
Publicador: dc.publisher | Niterói | - |
Relação: dc.relation | Horizontes, Bragança Paulista, v. 22, n. 1, p. 7-15, jan./jun. 2004 | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | História | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics | - |
Palavras-chave: dc.subject | History | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching | - |
Título: dc.title | Ensino de matemática no século XX – da Reforma Francisco Campos à Matemática Moderna | - |
Título: dc.title | Mathematics teaching in XX century: From Francisco Campos Reform to Modern Mathematics | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Artigo de periódicos | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: