Interdisciplinaridade e experimentação no ensino de física: o olho como instrumento óptico

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorNachez, Juan Lucas-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4966227211786522-
Autor(es): dc.contributorMorais, Maria Carmen-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8969338037817422-
Autor(es): dc.contributorMarques, Maria Danielle Rodrigues-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7367303830021148-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6285939029479140-
Autor(es): dc.creatorAndrade, Eliza Bastos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:04:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:04:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-09-30-
Data de envio: dc.date.issued2022-09-30-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/26364-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/762960-
Descrição: dc.descriptionO uso da interdisciplinaridade é uma ferramenta que se torna indispensável para conseguir um ensino dinâmico, contextualizado, que aproxime a/o estudante dos diversos conceitos que estão inseridos no cotidiano e que, às vezes, não são visíveis numa aula de ensino tradicional. Visando as dificuldades que alunos e professores encontram no ensino da física, recorremos à experimentação, que é de grande relevância no processo de ensino, elaborando práticas que melhorem o interesse pela física e possibilitando a utilização dessas ações para despertar a curiosidade e o raciocínio lógico dos alunos. O presente trabalho visa propor uma alternativa metodológica interdisciplinar para o Ensino de Física, utilizando o corpo humano como “laboratório”. Especificamente, foi tratado o tema da visão, e como relacionar a estrutura do olho humano com os conceitos físicos presentes no ato de ver, isto é, analisar o olho como instrumento óptico. A proposta pedagógica desenvolvida neste trabalho foi aplicada no Colégio Estadual João Maurício Brum, e posteriormente avaliada através de questionários aplicados aos alunos.-
Descrição: dc.descriptionThe use of interdisciplinarity is a tool that becomes indispensable for obtaining a dynamic, contextualized teaching that brings a student closer to various concepts that are embedded in everyday life and sometimes not visible in a traditional teaching class. Aiming as difficulties in which students and teachers study in the teaching of physics, conducting experiments, which is of great importance in the teaching process, developing practices that improve interest in physics and enabling the use of practical actions to arouse curiosity and logical reasoning of the students. This paper aims to propose a methodological interdisciplinary alternative for the teaching of physics, using the human body as a "laboratory". Specifically, the subject of vision was addressed, and how to relate the structure of the human eye to the physical concepts present in the act of seeing, that is, to analyze the eye as the optical instrument. A pedagogical proposal developed in this work was applied at the João Maurício Brum State College, and later evaluated through questionnaires applied to students.-
Descrição: dc.description63 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectInterdisciplinaridade-
Palavras-chave: dc.subjectExperimentação-
Palavras-chave: dc.subjectÓptica da Visão-
Palavras-chave: dc.subjectFísica-
Palavras-chave: dc.subjectInterdisciplinarity-
Palavras-chave: dc.subjectExperimentation-
Palavras-chave: dc.subjectVision Optics-
Título: dc.titleInterdisciplinaridade e experimentação no ensino de física: o olho como instrumento óptico-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.