Métodos não convencionais de restrições aos pesos em DEA aplicados ao Campeonato Mundial de Fórmula 1

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMello, João Carlos Correia Baptista Soares de-
Autor(es): dc.contributorCPF:00230909822-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701354D3-
Autor(es): dc.contributorSant'anna, Annibal Parracho-
Autor(es): dc.contributorCPF:09746420704-
Autor(es): dc.contributorttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787123Z3-
Autor(es): dc.contributorMilioni, Armando Zeferino-
Autor(es): dc.contributorCPF:01931848858-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783015D6-
Autor(es): dc.creatorGomes Júnior, Silvio Figueiredo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:04:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:04:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2007-04-24-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2006-12-07-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/21109-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/762958-
Descrição: dc.descriptionThis paper analyzes using Data Envelopment Analysis - DEA the outcomes obtained by the pilots in the Formula One World Championship in the year 2005. Differently of the multicritéria ordinal method currently used to establish the classification of the competition, the method considered here takes to account all the results gotten for each pilot in a way benevolent, in such a way as to reduce inevitable distortions. A new non-archimedian model of weights restrictions makes possible to distinguish the apparently efficient DMUs that they are in the truth inefficient, making possible a fairer classification of the pilots for the championship.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho analisa os resultados obtidos pelos pilotos no ano de 2005 no Campeonato Mundial de Fórmula 1, segundo a metodologia multicritério Data Envelopment Analysis DEA, que é uma técnica de programação matemática para avaliação de eficiência produtiva entre diversas unidades, denominadas unidades tomadoras de decisão (DMU), segundo os recursos utilizados na obtenção de seus produtos, diferentemente dos métodos multicritério adotados atualmente para estabelecer a classificação da competição, que permite manipulações e distorções nos resultados. Introduz-se um modelo não-arquimediano de restrições aos pesos capaz de distinguir DMUs aparentemente eficientes quando na verdade são ineficientes, que possibilita uma classificação dos pilotos mais justa para o campeonato.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Engenharia de Produção-
Publicador: dc.publisherEstratégia-Apoio Logístico-Tecnologia e Trabalho-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectRestrições aos pesos-
Palavras-chave: dc.subjectFórmula 1-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise envoltória de dados (DEA)-
Palavras-chave: dc.subjectApoio multicritério à decisão-
Palavras-chave: dc.subjectProgramação matemática-
Palavras-chave: dc.subjectTomada de decisão-
Palavras-chave: dc.subjectAutomobilismo-
Palavras-chave: dc.subjectDEA-
Palavras-chave: dc.subjectWeights restrictions-
Palavras-chave: dc.subjectFormula one-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO-
Título: dc.titleMétodos não convencionais de restrições aos pesos em DEA aplicados ao Campeonato Mundial de Fórmula 1-
Título: dc.titleUnconventional weight restriction in DEA models for formula 1 drivers evaluation-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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