Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Selles, Sandra Lucia Escovedo | - |
Autor(es): dc.contributor | Lima, Maria Jacqueline Girão Soares de | - |
Autor(es): dc.contributor | Salomão, Simone Rocha | - |
Autor(es): dc.contributor | Mignot, Ana Chrystina Venancio | - |
Autor(es): dc.contributor | Gomes, Maria Margarida Pereira de Lima | - |
Autor(es): dc.contributor | Marandino, Martha | - |
Autor(es): dc.contributor | Lopes, Sonia Maria de Castro Nogueira | - |
Autor(es): dc.creator | Borba, Rodrigo Cerqueira do Nascimento | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:04:19Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:04:19Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-01-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-01-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/24187 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/762950 | - |
Descrição: dc.description | Esta tese, posicionada na interface entre os campos do Currículo, da História da Educação e da História de Vida, investiga a trajetória e as inovações curriculares de Nilza Bragança Pinheiro Vieira, professora de Ciências que de 1963 a 1997 lecionou na rede municipal de educação do Rio de Janeiro. Seu recorte temporal, estabelecido entre as décadas de 1960 e 1980, focaliza e contempla momentos singulares de sua carreira e transformações em seus saberes e práticas docentes, caracterizando “três vidas”. Neste intervalo, a docente dialogou intensamente com diferentes movimentos e tendências pedagógicas que buscavam mudar os currículos de Ciências no Brasil, conseguindo elaborar práticas de ensino que a notabilizaram enquanto uma professora inesquecível, segundo a categorização de Lopes (2013a; 2016) e como uma intelectual de acordo com as ponderações oferecidas por Sirinelli (2003). Do ponto de vista teórico, a pesquisa recupera as discussões sobre história do currículo e das disciplinas escolares suscitadas por autores como Goodson (1995; 1997; 2008) e Chervel (1990). Ainda com Goodson (2015; 2019; 2020) são pensadas as questões que atravessam os currículos, as narrativas pessoais e as histórias de vida dos atores escolares. Em outra frente de análise, Pollak (1989; 1992), Nora (1993) e Le Goff (1996) são acionados para se refletir a respeito das memórias produzidos por, sobre e com Nilza Vieira. No que tange aos debates sobre a mediação cultural e o engajamento intelectual da professora, Sirinelli (1996; 2003) e Alves (2020) fornecem subsídios às discussões. Do ponto de vista metodológico, a investigação apostou na triangulação de diferentes fontes históricas e cada material foi interpretado de acordo com referenciais específicos, conforme recomenda Goodson (2015). Deste modo, transcrições de entrevistas produzidas com a metodologia da História Oral foram lidas a partir das considerações presentes em trabalhos como os de Portelli (1996; 1997; 2010) e Bourdieu (1996). O uso das fotografias como fontes históricas foi direcionado por Mauad (1996), Vidal e Abdala (2005) e Bourdieu e Bourdieu (2006). Em Luca (2008) e em Campos (2012), encontramos diretrizes para utilizar reportagens que circularam pela imprensa, enquanto os procedimentos de análise documental de cunho histórico foram balizados por Vieira et al. (2000). A análise do corpus documental que sustenta as bases empíricas deste trabalho permite que se defenda a tese de que Nilza Vieira pode ser reconhecida como uma professora intelectual que participou ativamente do Movimento de Renovação do Ensino de Ciências entre as décadas de 1960 e 1970, bem como, nos anos 1980, integrou iniciativas de popularização da educação ambiental e se inseriu concretamente nas disputas pela formulação de currículos para a disciplina escolar Ciências no contexto carioca, inclusive participando da formação de docentes de Ciências e Biologia. Lidando com distintas pressões, tradições, conflitos, afinidades e oposições, a docente construiu uma rede de sociabilidade que lhe permitiu operar com diferentes tendências pedagógicas e produzir inovações curriculares que marcaram seu magistério. | - |
Descrição: dc.description | This thesis investigates Nilza Bragança Pinheiro Vieira’s professional trajectory and the curricular innovations performed by her as a science teacher who taught in the local public schools in Rio de Janeiro from 1963 to 1997. The research theoretical framework is based on the interface between the fields of curriculum, history of education and life history. The research time span was established between 1960s and 1980s, which comprehends Viera’s career singular moments and transformations in her knowledge and teaching practices, characterizing “three lives”. In this interval, the teacher intensely dialogued with different educational movements and trends that sought to change the science curricula in Brazil, managing to develop teaching practices that made her notable not only as an unforgettable teacher, according to the categorization of Lopes (2013a; 2016), but also as an intellectual according to Sirinelli (2003)’s one. From a theoretical point of view, the research is supported by the history of the curriculum and school subjects raised by authors such as Goodson (1995; 1997; 2008) and Chervel (1990). Using Goodson (2015; 2019; 2020)’s contribution, curriculum questions, personal narratives and schoolteacher’s life stories are discussed. Pollak (1989; 1992), Nora (1993) and Le Goff (1996) are other authors who also have contributions to the study to reflect on the memories produced by, about and with Nilza Vieira. Regarding the debates on cultural mediation and teacher's intellectual engagement, Sirinelli (1996; 2003) and Alves (2020) provide support for the discussions. From a methodological point of view, the investigation triangulates different historical sources, and each material was interpreted according to specific references, as recommended by Goodson (2015). Thus, transcripts of interviews were interpreted according to Portelli (1996, 1997, 2010)’s and Bourdieu (1996)’s oral history contributions. The use of photographs as historical sources was guided by Mauad (1996)’s, Vidal and Abdala (2005)’s and Bourdieu and Bourdieu (2006)’s studies. Luca (2008)’s and Campos (2012)’s contributions were used to analyze reports that circulated in the Brazilian press, whereas historical document analysis was based on Vieira et al. (2000)’s work. Both document analysis and interviews used in the research sustains the thesis that Nilza Vieira can be recognized as an intellectual teacher who actively participated in the Science Teaching Renewal Movement between the 1960s and 1970s, as well as, during the 1980s. The integration in her educational activities inside and outside the school helped to strength early environmental education movement in Rio de Janeiro. Through that Vieira’s played a key role in competing over the formulation of science curriculum in the Rio de Janeiro local educational authority, in addition to having participated in the training of science and biology teachers. Dealing with different pressures, traditions, conflicts, affinities, and oppositions, Nilza Vieira built a sociability network that allowed her to manage different pedagogical trends and produce curriculum innovations that marked her teaching career. | - |
Descrição: dc.description | 295f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Niterói | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | História da Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Movimento de Renovação do Ensino de Ciências | - |
Palavras-chave: dc.subject | Intelectual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Ciências | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Ambiental | - |
Palavras-chave: dc.subject | História da Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de ciências biológicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental | - |
Palavras-chave: dc.subject | History of education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Science Education Innovative Movement | - |
Palavras-chave: dc.subject | Intellectuality | - |
Palavras-chave: dc.subject | Science Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Environmental Education | - |
Título: dc.title | História do currículo e da disciplina escolar Ciências entre as décadas de 1960 e 1980: as "Três Vidas" de Nilza Vieira, uma professora inesquecível | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Tese | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: