Sobre poder dizer não: uma análise das inflexões na Política de Defesa no governo Lula da Silva

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFreixo, Adriano de-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9900636572166116-
Autor(es): dc.contributorAlmeida, Fernando Roberto de Freitas-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2284701635017107-
Autor(es): dc.contributorMedeiros, Sabrina Evangelista-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4154283885083698-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5333706725581267-
Autor(es): dc.creatorBorelli, Patricia Capelini-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:04:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:04:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-25-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-25-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/26157-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/762919-
Descrição: dc.descriptionEsta dissertação resulta de uma inquietação para entender os motivos que levaram o governo Lula (2003-2010) a adotar uma conduta mais assertiva no campo da Defesa Nacional, principalmente após 2007, visto que o país não sofreu nenhuma ameaça externa declarada ou algo que demandasse uma inflexão nesse sentido. O trabalho está estruturado em três partes. A primeira visa a contextualizar o período, a partir de uma análise política e econômica do que foi o governo Lula. A segunda parte traz um debate geral sobre política de Defesa, assim como uma discussão sobre as especificidades do caso brasileiro. Posteriormente, analisamos as principais iniciativas na área em cada um dos governos brasileiros entre 1985 e 2010. A intenção é criar uma base de comparação para que seja possível considerar que um maior peso político foi atribuído à Defesa Nacional após 2007. A terceira parte corresponde ao objetivo deste trabalho e busca explorar três justificativas levantadas para tentar explicar os motivos de uma política de Defesa mais assertiva nesse período. Em linhas gerais, as justificativas se pautam: no papel da crise da aviação civil e na atuação do ministro Nelson Jobim à frente do Ministério da Defesa; no maior protagonismo internacional do Brasil a partir de uma política externa “ativa e altiva”; e na tentativa de vincular o setor da Defesa ao objetivo de desenvolvimento econômico do governo Lula, via revitalização da indústria brasileira de materiais de Defesa. Consideramos que as justificativas não são excludentes entre si, mas acabam trazendo elementos complementares que nos ajudam a ter uma noção maior dos processos decisórios em torno da área da Defesa. Reforçam, a partir daí, a importância de se considerar Defesa Nacional como política pública. Concluímos este trabalho com uma reflexão sobre o sentido das mudanças ocorridas no modo como é pensada e formulada a política de Defesa no Brasil.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionThis dissertation stems from a concern to understand the reasons that led the government of President Lula da Silva (2003-2010) to adopt a more assertive conduct in the field of National Defense in Brazil, especially after 2007, as the country suffered no declared external threat or something that demanded a shift in this direction. The work is structured in three sections. The first one aims to contextualize the period from a political and economical analysis of what represented Lula’s government. The second part relies on a general debate about Defense policy and brings a discussion about the peculiarities of the Brazilian case. In addition, we analyze the main initiatives in this area in each one of the Brazilian governments between 1985 and 2010. The objective was to create a basis for comparison which allows us to consider that greater political attention was assigned to National Defense between 2007 and 2010. The third part of this dissertation corresponds to the main purpose of this work. It aims to explore three possible justifications to explain the reasons for a more assertive Defense policy in that period. Summarily, the justifications raised are based on: the episode of the civil aviation crisis in 2006-2007 and performance of Nelson Jobim as Minister of Defense; the increased international role of Brazil based on a more actively foreign policy; an attempt to link the Defense sector to the goal of economic development of Lula government, by the revitalization of the Brazilian industry of Defense materials. We highlight the justifications are not mutually exclusive; instead, it brings complementary elements that allows us to have a more general vision about the decision making process about National Defense, reinforcing it as a public policy. We conclude this work wondering about the meaning of these changes in Brazilian Defense policy.-
Descrição: dc.description214 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectDefesa Nacional-
Palavras-chave: dc.subjectpolítica de Defesa-
Palavras-chave: dc.subjectMinistério da Defesa-
Palavras-chave: dc.subjectGoverno Lula-
Palavras-chave: dc.subjectDefesa-
Palavras-chave: dc.subjectCiência política-
Palavras-chave: dc.subjectBrasil-
Palavras-chave: dc.subjectSilva, Luiz Inácio Lula da, 1945--
Palavras-chave: dc.subjectNational Defense-
Palavras-chave: dc.subjectBrazilian Defense policy-
Palavras-chave: dc.subjectMinistry of Defense-
Palavras-chave: dc.subjectLula Government-
Título: dc.titleSobre poder dizer não: uma análise das inflexões na Política de Defesa no governo Lula da Silva-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.