Quando a sabedoria das danças circulares sagradas toca a educação

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorOstetto, Luciana Esmeralda-
Autor(es): dc.contributorOstetto, Luciana Esmeralda-
Autor(es): dc.contributorMarendino, Rosane Barbosa-
Autor(es): dc.contributorCouto, Yara Aparecida-
Autor(es): dc.contributorGuedes, Adrianne Ogêda-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5641388043436441-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7470127128501920-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7470127128501920-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5245115513958949-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2348643816717796-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4803819887549154-
Autor(es): dc.creatorDuvidovich, Marina Luar de Souza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:04:12Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:04:12Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-09-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-09-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/15850-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/762910-
Descrição: dc.descriptionColocando em diálogo danças circulares sagradas, educação e formação docente, o trabalho buscou conhecer histórias de professoras que entraram na roda da dança. Como, em suas trajetórias pessoais, encontraram as danças circulares? O que as levou, e ainda leva, a dançar? Que relações fazem disso com a docência? Dentro do labirinto da pesquisa, tais questões foram fios que guiaram a definição e elaboração da proposta metodológica, traçada por caminhos não convencionais. Para a produção de dados foi utilizada a ferramenta Google forms, privilegiada por abranger uma extensa área geográfica, viabilizando o contato com um maior número de participantes, o que permitiu a expressão da diversidade, enriquecendo o material de pesquisa. Por meio dessa plataforma online, professoras-dançantes foram convidadas a contarem suas histórias. As abordagens (auto)biográficas de histórias de vida e formação ofereceram o suporte teórico, contribuindo para a interlocução com o material biográfico produzido, tanto das participantes quanto da autora. Considerando que as danças circulares sagradas são práticas que expressam saberes ancestrais, carregados de simbolismos, Carl Gustav Jung e James Hillman inspiraram e apoiaram o olhar sobre o tema, assim como ajudaram a amplificar sentidos e significados que emergiram das narrativas docentes. Cinquenta e nove participantes, de onze estados da federação, atuantes em diferentes níveis de ensino, compartilharam suas experiências com as danças circulares e, das histórias que contam, emergem preciosas lições de sabedoria docente-dançante/dançante-docente. Nos passos da roda de dança, centrar-se, auto-cuidar-se: dançar pode ser um caminho importante para o processo de autoconhecimento, mostram as narrativas docentes. Reconhecendo mudanças em si-mesmas, apontam reverberações positivas em sua prática docente, na interação com estudantes, colegas e com a comunidade escolar. Dançar em roda contribui para o exercício de uma escuta atenta, compreensiva e empática, fecundando relações pedagógicas menos verticais, mais dialógicas e democráticas. Considerando a inseparabilidade da pessoa na professora, as professoras-dançantes reafirmam que, se uma transformação íntima ocorre, consequentemente reflete na sua postura profissional. As narrativas apontam também para a crescente presença das danças circulares na Educação, e chamam a atenção para o papel da universidade, por meio do ensino, pesquisa e extensão, para a divulgação e expansão da prática-
Descrição: dc.descriptionCAPES-
Descrição: dc.descriptionPlacing in dialogue sacred circle dances, education and teacher training, the work sought to know stories of teachers who got inside the wheel of the dance. How, in their personal trajectories did they find circle dances? What led them, and still leads, to dancing? What do they do with teaching? Within the labyrinth of the research, these questions were threads that guided the definition and elaboration of the methodological proposal, traced by non-conventional paths. For data production, Google forms was used, privileged for covering an extensive geographical area, enabling the contact with a larger number of participants, which allowed the expression of diversity, enriching the research material. Through this online platform, dancing teachers were invited to tell their stories. The autobiographical life histories and training approaches offered the theoretical support, contributing to the interaction with the biographical material produced, both participants, and the author. Considering that sacred circle dances are practices that express ancestral knowledge, loaded with symbolism, Carl Gustav Jung and James Hillman inspired and supported the view on the theme, as well as helped to amplify meanings that emerged from the teaching narratives. Fifty-nine participants, from eleven states of the brasilian federation, working in different levels of education, shared their experiences with the circle dances, and from the stories they tell, precious lessons of dancing-teacher knowledge emerge. In the steps of the dance wheel, focus, self-care: dancing can be an important path to the process of self-knowledge, say the teacher’s narratives. Recognizing changes in themselves, they point to positive reverberations in their teaching practice, in interaction with students, colegues, and the school community. Dancing around the wheel contributes to an attentive, understanding and empathetic listening, fostering pedagogical relationships that are less vertical, more dialogical and democratic. Considering the inseparability of the person in the teacher, the dancing teachers reaffirm that if an intimate transformation occurs, it consequently reflects in their professional posture. The narratives also point to the growing presence of circle dances in Education, and call attention to the role of the university, through teaching, research and extension, to disseminate and expand the practice-
Descrição: dc.description157 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectDanças circulares-
Palavras-chave: dc.subjectFormação docente-
Palavras-chave: dc.subjectFormação estética-
Palavras-chave: dc.subjectEducação intercultural-
Palavras-chave: dc.subjectNarrativas (auto)biográficas-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectFormação docente-
Palavras-chave: dc.subjectEstática-
Palavras-chave: dc.subjectEducação multicultural-
Palavras-chave: dc.subjectNarrativa pessoal-
Palavras-chave: dc.subjectCircle dances-
Palavras-chave: dc.subjectTeachers training-
Palavras-chave: dc.subjectAesthetical education-
Palavras-chave: dc.subjectIntercultural education-
Palavras-chave: dc.subjectAutobiographical narratives-
Título: dc.titleQuando a sabedoria das danças circulares sagradas toca a educação-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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