Serviço social escolar e o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: uma análise das demandas implícitas e explícitas no atendimento aos alunos e familiares

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMoraes, Carlos Antonio de Souza-
Autor(es): dc.contributorMoraes, Carlos Antonio de Souza-
Autor(es): dc.contributorFaes, Ivana Arquejada-
Autor(es): dc.contributorSouza, Luiza Fernandes da Silva-
Autor(es): dc.creatorSiqueira, Thalita de Azevedo Sousa Borges Siqueira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:04:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:04:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-01-30-
Data de envio: dc.date.issued2019-01-30-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/8399-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/762909-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho, intitulado “Serviço social escolar e transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: uma análise das demandas implícitas e explícitas no atendimento aos alunos e familiares”, objetiva analisar as demandas que os alunos com diagnóstico de TDAH e suas famílias apresentam para o Serviço Social no ambiente educacional em Campos dos Goytacazes/RJ, e a consequente contribuição deste profissional na garantia da equidade educacional para estes estudantes. Sua relevância consiste em discutir esta problemática para além de uma visão médico-patológica, visando contribuir, por meio desta produção acadêmica, para a fundamentação do profissional de Serviço Social neste campo de trabalho, o qual também é atravessado por questões de saúde, contribuindo em suas intervenções ao lidar com as demandas vivenciadas no cotidiano escolar. Tal trabalho foi resultado de um estudo realizado em uma escola deste município, durante a realização do estágio supervisionado em Serviço Social, sendo fruto de uma pesquisa qualitativa realizada com os responsáveis de alunos diagnosticados com TDAH. Dessa forma, para a construção desta discussão, recorreu-se metodologicamente ao método fundamentado na obra de Marx, associado à pesquisa bibliográfica a respeito do assunto em tela. Visualizou-se, a partir deste estudo, a necessidade de maior capacitação dos profissionais de educação ao lidar com esta situação, a qual apresenta variadas demandas que merecem atenção, de forma a garantir todos os direitos sociais, especificamente o direito à educação, aos alunos com TDAH e seus familiares.-
Descrição: dc.descriptionThe present work has the theme of School social service and attention deficit hyperactivity disorder: an analysis of implicit and explicit demands on the care of students and their families. It aims to analyze the demands that the students with diagnosis of ADHD and their families present for Social Work in the educational environment in Campos dos Goytacazes/RJ, and the consequent contribution of this professional in the guarantee of educational equity for these students. Its relevance is to discuss this problem in addition to a medical-pathological view, aiming to contribute, through this academic production, to the foundation of the Social Work professional in this field of work, which is also crossed by health issues, contributing in their interventions in dealing with the demands experienced in daily school life. This work was the result of a study carried out in a school in this municipality, during the accomplishment of the supervised internship in Social Work, being the result of a qualitative research carried out with those responsible for students diagnosed with ADHD. Thus, for the construction of this discussion, methodological recourse was made to the method based on the work of Marx, associated to the bibliographical research on the subject on canvas. Based on this study, the need for greater training of education professionals in dealing with this problem was presented, which presents a variety of demands and deserves attention, in order to guarantee all social rights, specifically, the right to education, students with ADHD and their families-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEscola-
Palavras-chave: dc.subjectTDAH-
Palavras-chave: dc.subjectServiço social escolar-
Palavras-chave: dc.subjectDemandas-
Palavras-chave: dc.subjectDireitos sociais-
Palavras-chave: dc.subjectEscola-
Palavras-chave: dc.subjectTDAH-
Palavras-chave: dc.subjectServiço social escolar-
Palavras-chave: dc.subjectDemandas-
Palavras-chave: dc.subjectDireitos sociais-
Palavras-chave: dc.subjectServiço social escolar-
Palavras-chave: dc.subjectTranstorno do deficit de atenção com hiperatividade-
Palavras-chave: dc.subjectPrática profissional-
Palavras-chave: dc.subjectCapacitação profissional-
Palavras-chave: dc.subjectSchool-
Palavras-chave: dc.subjectADHD-
Palavras-chave: dc.subjectSchool social service-
Palavras-chave: dc.subjectDemands-
Palavras-chave: dc.subjectSocial rights-
Título: dc.titleServiço social escolar e o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: uma análise das demandas implícitas e explícitas no atendimento aos alunos e familiares-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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