Saúde e educação: encontros possíveis com a mediação escolar no processo de inclusão da criança com autismo no ensino regular

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRodrigues, Maria Goretti Andrade-
Autor(es): dc.contributorMello, Maristela Barenco Corrêa de-
Autor(es): dc.contributorRibetto, Anelice Astrid-
Autor(es): dc.contributorMoraes, Márcia Oliveira-
Autor(es): dc.creatorSousa, Renata Domingues Gonçalves Caveari de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:04:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:04:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-26-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-26-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/22742-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/762907-
Descrição: dc.descriptionA pesquisa aborda a questão da inclusão de crianças com autismo no ensino regular em uma cidade do interior do Estado do Rio de Janeiro, trazendo como foco principal o papel do psicólogo numa perspectiva de apoio junto aos mediadores escolares no processo ensino e aprendizagem. O objetivo do trabalho é a busca do rompimento da lógica dos encaminhamentos ao serviço de psicologia, pensando a partir dos conceitos de integralidade e matriciamento o fortalecimento da rede na produção do cuidado compartilhado contemplando outros espaços que não apenas o da saúde, mas todos que se encontram disponíveis no território. Utiliza-se a cartografia enquanto viés metodológico no traçar de um plano comum para circular por territórios não familiares e vivenciar com diferentes atores momentos de intensos afetos no encontro com a estranheza. As rodas de conversas foram realizadas com os professores mediadores da rede regular de ensino proporcionando trocas, afetações e produção de sentidos outros na condução do processo de inclusão de estudantes com autismo no ensino regular. O psicólogo apoiador tenta se articular em diferentes territórios existenciais e tecer uma forma de atenção que não produza novos especialismos mas possa contribuir para a articulação de diferentes atores na construção de outros olhares. Neste sentido a mediação escolar pode ser uma forma de cuidado outro com o estudante que se articula a partir da relação deste estudante com o professor, partindo desta relação a necessidade ou não de sua presença. No entanto, exclusivamente, não dá conta de solucionar a questão da inclusão. O que ainda se percebe é a constante subordinação do saber pedagógico aos saberes da saúde, apresentando-se a prática da mediação em diversos momentos medicalizante, segregatória e patologizante-
Descrição: dc.descriptionThe research addresses the issue of inclusion of children with autism in regular education in a town in the interior of the State of Rio de Janeiro, focusing on the role of the psychologist in a perspective of support to the school mediators in the teaching and learning process. The objective of the work is the search for a rupture of the logic of referrals to the psychology service, thinking from the concepts of integrality and matricial practice, the strengthening of the network in the production of shared care contemplating spaces other than health, available in the territory. Cartography is used as methodological bias in the drawing of a common plan to move through unfamiliar territories and to experience with different actors moments of intense affection in the encounter with the strangeness. The conversational wheels were carried out with the mediators teachers of the regular network of education providing changes, affections and other sense production in the process of inclusion of students with autism in regular education. The supportive psychologist tries to articulate in different existential territories and weave a form of attention that does not produce new specialisms but can contribute to the articulation of different actors in the construction of other glances. In this sense the school mediation can be a form of care other with the student that articulates from the relation of this student with the teacher, starting from this relation the necessity or not of its presence. However, it does not exclusively solve the issue of inclusion. What is still perceived is the constant subordination of pedagogical knowledge to health knowledge, presenting the practice of mediation at various times, medicalizing, segregatory and pathologizing-
Descrição: dc.description112 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectMediação escolar-
Palavras-chave: dc.subjectAutismo-
Palavras-chave: dc.subjectMatriciamento-
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusiva-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-
Palavras-chave: dc.subjectSchool mediation-
Palavras-chave: dc.subjectAutism-
Palavras-chave: dc.subjectMatricial practice-
Palavras-chave: dc.subjectInclusive education-
Título: dc.titleSaúde e educação: encontros possíveis com a mediação escolar no processo de inclusão da criança com autismo no ensino regular-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.