Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Costa, Isa | - |
Autor(es): dc.contributor | Costa, Isa | - |
Autor(es): dc.contributor | Almeida, Lucia da Cruz de | - |
Autor(es): dc.contributor | Barrelo Jr, Nelson | - |
Autor(es): dc.creator | Portes, Tayane da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:04:07Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:04:07Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-11-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-11-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/23675 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/762886 | - |
Descrição: dc.description | Visando favorecer mudanças no ensino tradicional de física, o presente trabalho primeiramente sintetiza ideias de pesquisadores, como Piaget e Vigotski, sobre como ocorre a aprendizagem e a construção do conhecimento por estudantes de Ciências/Física de nível médio e propõe o Ensino Investigativo como uma metodologia eficaz para facilitar essa construção. Para isso, fazemos uso do recurso de Sequência de Ensino Investigativa (SEI), proposta por Carvalho (2011, 2013). Especificamente, elaboramos uma SEI para ser aplicada ao longo de um bimestre em turmas de Ensino Médio, com o objetivo de proporcionar em sala de aula um ambiente que leve os estudantes à investigação e reflexão. O conteúdo escolhido foi eletricidade e a sequência foi planejada a partir de uma situação problema, com a intenção de ensinar conceitos fundamentais sobre circuitos elétricos e desfazer concepções alternativas mais comuns em estudantes, identificadas na literatura. Procuramos enriquecer as atividades com vários questionamentos para os estudantes debaterem em grupo e chegarem a um consenso. Infelizmente a SEI não foi aplicada em sala de aula, mas temos a expectativa de que em futuro próximo possamos testá-la presencial ou remotamente; e esperamos motivar outros colegas a fazerem o mesmo, adaptando-a ao seu contexto escolar. | - |
Descrição: dc.description | Aiming to favour changes in the traditional Physics teaching, the present work firstly synthesizes ideas of researchers, as Piaget and Vigotski, about how learning and knowledge construction occur for High School Science/Physics students and proposes the Investigative Teaching as an efficient methodology to make this construction easier. To do so, we use the resource called Investigative Teaching Sequence (ITS), proposed by Carvalho (2011, 2013). Specifically, we create an ITS to be applied during a two month period at High School classes, with the objective to provide the students an environment that leads them to investigation and reflection. The chosen subject was electricity and the sequence was planned from a problem situation, intending to teach fundamental concepts about electric circuits and to deconstruct common alternative concepts of students, found in literature. We tried to enrich the activities with several questions to the students debate in groups and come up with a common response. Unfortunately the ITS was not applied in a classroom, but we expect to test it in the near future, either as face to face or remote teaching; and we hope to stimulate other colleagues to do the same, adapting it to their school context. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Federal Fluminense | - |
Publicador: dc.publisher | Niterói | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino por investigação | - |
Palavras-chave: dc.subject | SEI | - |
Palavras-chave: dc.subject | Física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Eletricidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Circuitos elétricos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Eletricidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência didática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Produção intelectual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching by Investigation | - |
Palavras-chave: dc.subject | ITS | - |
Palavras-chave: dc.subject | Physics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Electricity | - |
Palavras-chave: dc.subject | Electric circuits | - |
Título: dc.title | Sequência de ensino investigativa para trabalhar conceitos de eletricidade em turmas do Ensino Médio | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: