O Brasil pelas lentes de Hollywood: uma análise comparativa da imagem do Brasil e do turismo no Rio de Janeiro

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFonseca Filho, Ari da Silva-
Autor(es): dc.contributorGonçalves, Telma Lasmar-
Autor(es): dc.contributorGuimarães, Valéria Lima-
Autor(es): dc.creatorFonseca, Mariana de Carvalho-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:04:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:04:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2015-12-07-
Data de envio: dc.date.issued2015-12-07-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/1079-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/762877-
Descrição: dc.descriptionAs imagens são parte importante da comunicação das sociedades contemporâneas e são muito valorizadas pela dinamicidade e simplicidade para comunicar. Neste trabalho, abordaremos a importância da imagem de um destino para a realização da atividade turística e como o cinema pode funcionar como um meio de divulgação das localidades, ao apresentá-las como cenário de grandes produções, atraindo visitantes para conhecer os lugares que deram vida aos filmes de suas preferências. Apresentamos também o processo de formação da imagem do Brasil, os estereótipos construídos acerca do país e a maneira como estes são apresentados em produções estrangeiras, afim de obtermos embasamento teórico para realizar o objetivo geral do trabalho, que consiste em realizar um estudo comparativo entre as animações Alô Amigos! (1942) e Rio (2011) para traçar a imagem que é vendida do Brasil para o exterior, tendo em vista a promoção do Rio de Janeiro como destino turístico e como objetivos específicos, identificar as origens da criação da imagem excessivamente estereotipada do Brasil, realizar um estudo sobre a relação existente entre o turismo e o cinema, identificando as contribuições deste para a promoção de um destino turístico e analisar os exemplos das animações Alô Amigos! (1942) e Rio (2011) com a finalidade de obter semelhanças e diferenças entre as produções. Como metodologia de pesquisa, usaremos a técnica de análise fílmica. A análise dos filmes mostra que, dentre as quatro categorias analisadas, praticamente não houve mudanças na imagem brasileira representada e que o contexto histórico e motivações que levaram à produção também influenciam na representação do cenário, nesse caso, o Rio de Janeiro-
Descrição: dc.descriptionImages are important part of communication in contemporary societies and they are highly valued by the dynamism and simplicity to communicate. In this paper, we discuss the importance of the image of a destination for the realization of tourism and how movies can work as a means of dissemination of localities, by presenting them as major productions scenery, attracting visitors to know the places that gave life to the movies on your preferences. We also present the process of image formation in Brazil, constructed stereotypes about the country and how they are displayed in foreign productions, in order to obtain theoretical foundation to accomplish the overall goal of the work, which is to conduct a comparative study between animations Saludo Amigos! (1942) and Rio (2011) to trace the image of Brazil that is sold abroad, with a view to promoting Rio de Janeiro as a tourist destination, and specific goals, identify the sources of the creation of excessively stereotypical image of Brazil, conduct a study on the relationship between tourism and the movies, identifying the contributions of this to promote a tourist destination and analyze examples of animations Saludo Amigos! (1942) and Rio (2011) in order to obtain similarities and differences between products. As a research methodology, we use the technique of film analysis . The analysis of the film shows that among the four categories analyzed, there were virtually no changes in the Brazilian represented image and historical context and motivations that led production also influence the representation of the scene, in this case, the Rio de Janeiro-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectImagem-
Palavras-chave: dc.subjectEstereótipo-
Palavras-chave: dc.subjectTurismo-
Palavras-chave: dc.subjectCinema-
Palavras-chave: dc.subjectRio de Janeiro-
Palavras-chave: dc.subjectTurismo-
Palavras-chave: dc.subjectBrasil-
Palavras-chave: dc.subjectRio de Janeiro-
Palavras-chave: dc.subjectPropaganda-
Palavras-chave: dc.subjectCinema-
Palavras-chave: dc.subjectAspecto turístico-
Palavras-chave: dc.subjectImage-
Palavras-chave: dc.subjectStereotype-
Palavras-chave: dc.subjectTourism-
Palavras-chave: dc.subjectMovies-
Palavras-chave: dc.subjectRio de Janeiro-
Título: dc.titleO Brasil pelas lentes de Hollywood: uma análise comparativa da imagem do Brasil e do turismo no Rio de Janeiro-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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