Projeção de demanda sazonal : um estudo de caso em uma fábrica de sorvetes

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPereira, Valdecy-
Autor(es): dc.contributorRoboredo, Marcos Costa-
Autor(es): dc.contributorQuelhas, Osvaldo Luiz Gonçalvez-
Autor(es): dc.contributorPereira, Valdecy-
Autor(es): dc.contributorRoboredo, Marcos-
Autor(es): dc.contributorQuelhas, Osvaldo-
Autor(es): dc.creatorFerreira, Arthur Kozlowski-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:04:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:04:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-03-04-
Data de envio: dc.date.issued2022-03-04-
Data de envio: dc.date.issued2022-01-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/24682-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/762866-
Descrição: dc.descriptionAinda que seja um país tropical, naturalmente conhecido pela predominância do clima quente na maior parte do ano, o Brasil ocupa apenas o 11º lugar no ranking mundial de consumo de sorvetes e 10º no ranking mundial de produção. Um produto que no mercado nacional sofre muito com a sazonalidade, e onde uma frente fria de dois ou três dias pode derrubar as vendas de toda uma quinzena, se mostra como um grande desafio aos responsáveis pela previsão de demanda de uma indústria do ramo. Esse estudo tem como objetivo analisar dados de venda dos últimos dois anos de uma multinacional produtora de sorvetes e desenvolver uma previsão de demanda, com auxílio de uma ferramenta para criação de forecasts chamada Prophet, que consiga ter uma melhor performance, num contexto de pandemia e forte sazonalidade, frente aos dados reais de venda. Além disso, será feito uso de dados sintéticos para refinar a projeção da ferramenta, que conforme poderá ser visto nos resultados, ajudaram a reduzir em 10% o erro calculado pelo modelo. Os dados foram obtidos diretamente com um representante do time de vendas da empresa.-
Descrição: dc.descriptionAlthough it is a tropical country, naturally known for the predominance of hot weather most of the year, Brazil occupies only 11th place in the world ranking of ice cream consumption and 10th in the world ranking of production. A product that in the domestic market suffers a lot from seasonality, and where a cold front of two or three days can bring down sales for a couple weeks, is a great challenge for those responsible for forecasting demand in an industry in the sector. This study aims to analyze sales data from the last two years of a multinational ice cream producer and develop a demand forecast, with the help of a forecast creation tool called Prophet, that can have a better performance, in a context of pandemic and seasonality, compared to the real sales data. In addition, synthetic data will be used to refine the projection of the tool, which, as can be seen in the results, helped to reduce the error calculated by the model by 10%. Data was obtained directly from a representative of the company's sales team.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectDemanda-
Palavras-chave: dc.subjectSorvete-
Palavras-chave: dc.subjectProphet-
Palavras-chave: dc.subjectSazonalidade-
Palavras-chave: dc.subjectPrevisão de demanda-
Palavras-chave: dc.subjectOrçamento empresarial-
Palavras-chave: dc.subjectIndústria alimentícia-
Palavras-chave: dc.subjectDemand-
Palavras-chave: dc.subjectIce Cream-
Palavras-chave: dc.subjectSeasonality-
Título: dc.titleProjeção de demanda sazonal : um estudo de caso em uma fábrica de sorvetes-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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