Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Baptista, Rafael Pim | - |
Autor(es): dc.creator | Dal'Evedove, Paula Regina | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:04:03Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:04:03Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-10-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-10-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/15655 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/762863 | - |
Descrição: dc.description | O trabalho a seguir apresenta como proposta uma análise do que é o meme, desde a idealização do conceito por Dawkins na década de 70, passando pela sua implementação na internet e sua consolidação nas redes sociais, onde ganhou força nos anos 2010, tendo como justificativa desvendar seus significados no que se trata a Biblioteconomia, sistematizando e identificando congruências e contradições encontradas nas representações discursivas sobre a área, a fim de compreender a formação identitária do campo nas redes sociais. Na fundamentação teórica, trata o modo como o meme se tornou um fenômeno nas redes sociais, faz o reconhecimento de sua atuação enquanto criação de uma identidade coletiva, interação social e ativismo e como o meme pode reforçar estereótipos do profissional bibliotecário, já consolidados há algum tempo, ao mesmo tempo sendo um instrumento de resistência entre jovens do curso de Biblioteconomia, que utilizam o instrumento para combater e satirizar essa visão deturpada. Como prática metodológica, foi apontado o método da pesquisa exploratória, por se tratar de um estudo cuja a área ainda é pouco explorada, além da análise de discurso, analisando o meme como um gênero textual, sendo possível um envolvimento no significado, mensagem e seu funcionamento. | - |
Descrição: dc.description | Sim | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | N/A | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biblioteconomia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise do discurso | - |
Palavras-chave: dc.subject | Memes | - |
Título: dc.title | Biblio... o quê?: uma análise discursiva de memes sobre Biblioteconomia na abordagem das redes sociais | - |
Título: dc.title | Library... who?: a discursive analysis of memes on Library Science in the approach to social networks | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Anais de Evento | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: