Ensino superior público: o contraste entre os avanços das políticas de democratização ou de expansão e o não-ingresso das camadas populares

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorVargas, Hustana Maria-
Autor(es): dc.contributorMarendino, Rosane Barbosa-
Autor(es): dc.creatorSantos, Priscila Pontes dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:04:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:04:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-06-22-
Data de envio: dc.date.issued2023-06-22-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/29193-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/762851-
Descrição: dc.descriptionMesmo após avanços significativos nas políticas públicas como a expansão universitária, a implantação de um exame unificado e a a instituição de um Programa Nacional de Assistência Estudantil, às vésperas de completar uma década da implementação da Lei de Cotas para o Ensino Superior, encontramos um cenário tortuoso no que diz respeito ao acesso de jovens de classes populares ao Ensino Superior Público. Por essa razão, este trabalho tem por objetivo investigar o motivo pelo qual um grupo de jovens concluintes do último ano do Ensino Médio Público do Estado do Rio de Janeiro não almeja ingressar no Ensino Superior Público após a conclusão da escolaridade obrigatória. Articulando uma abordagem quantitativa em apoio a uma abordagem qualitativa, baseia-se em marcos legais e dados estatísticos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estática (IBGE) e do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e em conceitos estruturais da Sociologia da Educação como campo social, teoria dos capitais e a conversão da desigualdade social em desigualdade educacional por meio de autores como Pierre Bourdieu, Juarez Dayrell, Maria Alice Nogueira, Cláudio Nogueira e Afrânio Catani. Os dados qualitativos foram obtidos em duas fases: um formulário online com 27 estudantes, seguido de uma entrevista realizada via whatsapp entre os anos de 2021 e 2022 - marcados pela Pandemia do COVID-19 -, com 12 estudantes selecionados. Os achados da pesquisa revelam que a desmotivação em relação ao ingresso no Ensino Superior foi severamente afetada devido à interferência de fatores sociais externos, como foi o caso da Pandemia, que alterou os planos de futuro de muitos jovens. Com isso, mostrou-se evidente a precariedade da educação oferecida neste período ao grupo de estudantes investigado e a necessidade de construção dentro dos ambientes escolares públicos, de um meio de propagação das informações em relação ao ingresso no Ensino Superior.-
Descrição: dc.descriptionEven after significant advances in public policies such as university expansion, the implementation of a unified exam and the institution of a National Student Assistance Program, on the eve of completing a decade of implementation of the Quota Law for Higher Education, we find a tortuous scenario in the with regard to the access of young people from lower classes to Public Higher Education. For this reason, this work aims to investigate the reason why a group of young people graduating from the last year of Public High School in the State of Rio de Janeiro do not intend to enter Public Higher Education after completing compulsory education. Articulating a quantitative approach in support of a qualitative approach, it is based on legal frameworks and statistical data from the Brazilian Institute of Geography and Statics (IBGE) and the National Institute for Educational Research Anísio Teixeira (INEP) and structural concepts from the Sociology of Education. as a social field, capital theory and the conversion of social inequality into educational inequality through authors such as Pierre Bourdieu, Juarez Dayrell, Maria Alice Nogueira, Cláudio Nogueira and Afrânio Catani. Qualitative data were obtained in two phases: an online form with 27 students, followed by an interview conducted via whatsapp between the years 2021 and 2022 - marked by the COVID-19 Pandemic -, with 12 selected students. The research findings reveal that the lack of motivation in relation to entering Higher Education was severely affected due to the interference of external social factors, such as the Pandemic, which changed the future plans of many young people. With this, it was evident the precariousness of the education offered in this period to the group of students investigated and the need to build, within public school environments, a means of propagating information in relation to entry into Higher Education.-
Descrição: dc.description74 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Palavras-chave: dc.subjectPlanos de futuro-
Palavras-chave: dc.subjectCapital informacional-
Palavras-chave: dc.subjectAcesso ao ensino superior-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino superior-
Palavras-chave: dc.subjectEstudante de ensino médio-
Palavras-chave: dc.subjectAcesso à educação-
Palavras-chave: dc.subjectDemocratização do ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino público-
Palavras-chave: dc.subjectHigh school-
Palavras-chave: dc.subjectFuture plans-
Palavras-chave: dc.subjectInformational capital-
Palavras-chave: dc.subjectAccess to higher education-
Título: dc.titleEnsino superior público: o contraste entre os avanços das políticas de democratização ou de expansão e o não-ingresso das camadas populares-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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