Habilidades dos líderes interpretadas na lente da educação 4.0

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorOliveira, Selma Regina Martins-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4520612029966204-
Autor(es): dc.contributorGasparetto Júnior, Antonio-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1666230459145640-
Autor(es): dc.contributorCosta, Abimael de Jesus Barros-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6524204350805774-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7860733521663593-
Autor(es): dc.creatorSaraiva, Marcela de Alencar-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:03:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:03:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-08-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-08-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/25645-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.22409/PGPPD.mp.10819535788-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/762847-
Descrição: dc.descriptionO objetivo primordial do presente estudo consiste em levantar e destacar as habilidades dos líderes das IES interpretadas na lente da Educação 4.0 através de estudos publicados e sistematizados. Este estudo é uma resposta ao atual ambiente de mudanças; e visa resolver e enriquecer nossa compreensão a respeito desse tema, que permanece pouco explorado ou inexplorado na literatura. O estudo segue um processo de revisão sistemática da literatura de última geração. A natureza da abordagem selecionada permite cobrir o extenso objetivo do artigo com suficiente solidez científica que deve apoiar a compreensão de cada tópico. Sumarizando, as descobertas indicaram que as habilidades mais destacadas para as lideranças das IES no contexto da Educação 4.0 são: adaptação, planejamento estratégico, aprendizagem, analítica-digital, responsabilidade social, solução de problemas, visão e inteligência emocional, gerenciamento de stakeholders, institucional-legal, gerenciamento de processos, e por fim, gestão do conhecimento sistêmico. Este artigo lança luz sobre um aspecto importante para a revolução educacional emergente, competências/habilidades das lideranças. Trata-se de um estudo interdisciplinar que busca reunir um termo educacional moderno e um enfoque social. A partir disso, foi possível avançar no corpo do conhecimento, destacando novas competências para as lideranças das IES em suas jornadas na transição para a Educação 4.0 e sedimentar os caminhos para as IES se tornarem mais resilientes em cenários de mudanças abruptas e desproporcionais. Este trabalho faz as seguintes contribuições significantes: a) fornece uma visão geral deste tópico em anos recentes; e b) apresenta proposições de seis gaps da literatura para direcionar futuras investigações sobre competências/habilidades no campo da educação 4.0-
Descrição: dc.descriptionThe main objective of the present study is to raise and highlight the skills of HEI leaders interpreted in the lens of Education 4.0 through published and systematized studies. This study is a response to the current changing environment; and aims to resolve and enrich our understanding of this topic, which remains little explored or unexplored in the literature. The study follows a state-of-the-art systematic literature review process. The nature of the approach selected makes it possible to cover the broad scope of the article with sufficient scientific soundness that it should support the understanding of each topic. In summary, the findings indicated that the most outstanding skills for HEI leaders in the context of Education 4.0 are: adaptation, strategic planning, learning, digital-analytics, social responsibility, problem solving, vision and emotional intelligence, stakeholder management, institutional -legal, process management, and finally, systemic knowledge management. This article sheds light on an important aspect of the emerging educational revolution, leadership competencies/skills. It is an interdisciplinary study that seeks to bring together a modern educational term and a social focus. From this, it was possible to advance in the body of knowledge, highlighting new competencies for HEI leaders in their journeys in the transition to Education 4.0 and sedimenting the paths for HEIs to become more resilient in scenarios of abrupt and disproportionate changes. This work makes the following significant contributions: a) it provides an overview of this topic in recent years; and b) presents propositions of six gaps in the literature to direct future investigations on competences/abilities in the field of education 4.0-
Descrição: dc.description113 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectCompetências da liderança-
Palavras-chave: dc.subjectHabilidades-
Palavras-chave: dc.subjectEducação 4.0-
Palavras-chave: dc.subjectInstituições de ensino superior-
Palavras-chave: dc.subjectLiderança-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino superior-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia da informação-
Palavras-chave: dc.subjectLeadership-
Palavras-chave: dc.subjectCompetences-
Palavras-chave: dc.subjectSkills-
Palavras-chave: dc.subjectEducation 4.0-
Palavras-chave: dc.subjectHigher education institutions-
Título: dc.titleHabilidades dos líderes interpretadas na lente da educação 4.0-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.