Incorporando a reflexão filosófica no desenvolvimento de conceitos da física moderna no ensino médio

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMartins, Jorge Sá-
Autor(es): dc.contributorPonczek, Roberto Leon-
Autor(es): dc.contributorRibeiro, Luis Felipe Bellintani-
Autor(es): dc.creatorCarvalho, Ana Beatriz Monteiro de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:03:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:03:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-09-16-
Data de envio: dc.date.issued2020-09-16-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/14948-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/762840-
Descrição: dc.descriptionA motivação principal da escolha deste tema é contribuir para tornar mais atraente o ensino de Física, através de abordagens multidisciplinares e tornando-a mais ligada ao cotidiano dos estudantes, e diminuindo assim o distanciamento entre a escola e a vida real. Este trabalho é uma resenha pedagógica do livro “Física e Filosofia” de Werner Heisenberg, focalizando temas da Física Moderna tais como o Princípio de Incerteza e a Complementaridade de Bohr, além da natureza da luz, fazendo a conexão reflexiva entre estas ideias e conceitos filosóficos a respeito da natureza ontológica ou epistemológica das construções científicas. Apresento ao final uma proposta multidisciplinar de intervenção pedagógica, a quatro mãos com o professor de Filosofia, a fim de permitir que o entrelaçamento das duas disciplinas torne possível abordar temas da Física Moderna sem a necessidade de apresentar o seu formalismo matemático-
Descrição: dc.descriptionThe main motivation for the choice of the theme for this monograph is to present a contribution to render more attractive the study of Physics, via a multidisciplinary approach to the subject, which can bring it closer to the student’s daily life and decrease the distance between the school’s environment and real life. This work is a pedagogical review of the text “Physics and Philosophy”, by Werner Heisenberg, which focus on themes of Modern Physics, such as the Uncertainty Principle, Bohr’s Complementarity, and the nature of light, establishing a reflexive connection between these ideas and philosophical concepts on the ontological or epistemological nature of scientific constructs. It is finalized by a multidisciplinary proposal of a pedagogical intervention side by side with a philosophy teacher, thus allowing an entanglement between the two fields as a possibility for presenting basic ideas of Modern Physics without the need for a presentation of its complex mathematical formalism-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de física-
Palavras-chave: dc.subjectFilosofia-
Palavras-chave: dc.subjectFísica moderna-
Palavras-chave: dc.subjectPrincípio de incerteza-
Palavras-chave: dc.subjectComplementaridade de Bohr-
Palavras-chave: dc.subjectNatureza ontológica ou epistemológica-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de física-
Palavras-chave: dc.subjectFísica moderna-
Palavras-chave: dc.subjectFilosofia-
Palavras-chave: dc.subjectPrincípio de incerteza-
Palavras-chave: dc.subjectPhysics teaching-
Palavras-chave: dc.subjectPhilosophy-
Palavras-chave: dc.subjectModern physics-
Palavras-chave: dc.subjectUncertainty principle-
Palavras-chave: dc.subjectBohr’s complementarity-
Palavras-chave: dc.subjectOntological or epistemological nature-
Título: dc.titleIncorporando a reflexão filosófica no desenvolvimento de conceitos da física moderna no ensino médio-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.