(Re) Existências em narrativas de Funk: as construções de Ethos do feminino

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRibeiro, Patricia Ferreira Neves-
Autor(es): dc.contributorCoelho, Fábio André Cardoso-
Autor(es): dc.contributorLeite, Luciana Paiva de Vilhena-
Autor(es): dc.creatorMendes, Larissa Evelyn Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:03:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:03:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-08-11-
Data de envio: dc.date.issued2020-08-11-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/14612-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/762833-
Descrição: dc.descriptionEsta dissertação intenciona investigar, à luz, primordialmente, da Teoria Semiolinguística do Discurso de Patrick Charaudeau (1999, 2001a, 2001b, 2005, 2009, 2010, 2015, 2016, [2007] 2017, 2017, 2019) e de noções sobre ethos compreendidas pelos pressupostos teóricos desenvolvidos por Dominique Maingueneau (2011, 2015, 2018), Patrick Charaudeau (2017), Ruth Amossy (2018) e Ekkehard Eggs (2018), a construção da imagem de mulher empoderada em narrativas de seis letras de funk dentre as vinte pesquisadas para a seleção do corpus do presente trabalho. Das letras examinadas mais detalhadamente, três delas são de autoria feminina, a saber: Menina má (2012); 100% feminista (2016); Mulher Maravilha (2018) e as outras três são de autoria masculina, quais sejam: Tá pra nascer homem que vai mandar em mim (2014); Não se brinca com mulher (2015); Tô querendo mais (2017). Essas composições têm interesse fundamental nesta pesquisa, que visa discutir a (re)existência do empoderamento feminino no funk de autoria diversificada. Originado em 1960 nos Estados Unidos, o funk aportou no Brasil na década de 1970. Entretanto, somente nos anos 1990, o gênero musical ganhou destaque na indústria brasileira e foi apenas após a virada dessa década para os anos 2000 que mulheres passaram a cantar e a produzir letras de funk com conteúdos relacionados ao “empoderamento feminino”. Dentro desse cenário, sabe-se que não são somente as autoras mulheres a darem voz às personagens femininas, mas os autores homens também. Por isso, o nosso objetivo mais específico, nesta pesquisa, é verificar se as imagens do feminino projetadas pelas diferentes autorias são discrepantes ou não. A fim de realizarmos nossa investigação, iremos seguir um parâmetro metodológico de análise que abarca, primeiramente, os aspectos contextuais e formais das composições de funk e, em sequência, o processo de discursivização da língua-
Descrição: dc.descriptionThis thesis aims to study the empowered woman ethos on narratives which are inside funk lyrics from the perspective of the semiolinguistics theory (CHARAUDEAU 1999, 2001a, 2001b, 2005, 2009, 2010, 2015, 2016, [2007] 2017, 2017, 2019) and of the notions connected to ethos developed by Dominique Maingueneau (2011, 2015, 2018), , Patrick Charaudeau (2017), Ruth Amossy (2018) and Ekkehard Eggs (2018). In order to make this research, we selected six funk lyrics from the twenty searched ones. From the six chosen lyrics, three were written by women, such as: Menina má (2012); 100% feminista, (2016); Mulher Maravilha (2018) and three were written by men, for instance: Tá pra nascer homem que vai mandar em mim (2014); Não se brinca com mulher (2015); Tô querendo mais (2017). Since our investigation aims to discuss the (re)existence of woman empowerment on funk of different authorship, those lyrics are primordial. The musical genre funk, which was originated in 1960 in the United States, came to Brazil in the 1970s. In the 1990s, funk won a spot in the music industry. Only at the turn of the century, during the 2000s, women started singing and writing their own lyrics about “female empowerment”. Considering funk’s background, it is known that not only women songwriters give voice to female characters, but men songwriters too. That is why our main purpose is to verify if the projected female images, considering the different authors (female and male), are the same or not. With the intention of making this research, we are going to follow a methodological procedure that covers, at first, the contextual and the formal aspects of the funk lyrics and, after that, the process of transforming language in discours-
Descrição: dc.description230 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectSemiolinguística-
Palavras-chave: dc.subjectEthos de mulher empoderada-
Palavras-chave: dc.subject(Re) existência feminina-
Palavras-chave: dc.subjectFunk-
Palavras-chave: dc.subjectMulher-
Palavras-chave: dc.subjectFunk (Música)-
Palavras-chave: dc.subjectSemiolinguistics-
Palavras-chave: dc.subjectEmpowered woman-
Palavras-chave: dc.subjectWoman (re)existence-
Palavras-chave: dc.subjectFunk-
Título: dc.title(Re) Existências em narrativas de Funk: as construções de Ethos do feminino-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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