Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Piccolo, Ramiro Marcos Dulcich | - |
Autor(es): dc.contributor | Santos, Marcia do Rocio | - |
Autor(es): dc.contributor | Defilippo, Antoniana | - |
Autor(es): dc.creator | Carvalho, Michelle Aparecida Araújo de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:03:56Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:03:56Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-09-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-09-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/4676 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/762829 | - |
Descrição: dc.description | Este Trabalho de Conclusão de Curso, objetiva apresentar a forma pela qual os profissionais de Serviço Social compreendem e utilizam planejamento. Partindo do pressuposto de que o planejamento eficaz e efetivamente possibilita a materialização da ruptura com as tendências assistencialistas, imediatas e dissonantes entre teoria e prática, historicamente presentes nas práticas do Serviço Social, farei um breve recorte acerca dos marcos em que historicamente o planejamento, nos seus diferentes enfoques, foi utilizado, bem como as limitações que este instrumental apresenta quando implementado de forma focalista simplista, com um caráter ético político restrito e conservador. Finalmente este estudo apresenta o paradigma trazido por Carlos Matus, pontuando suas potencializadoras contribuições ao serviço Social. De modo especial os levantamentos feitos no decorrer deste trabalho de conclusão de curso, foram realizados por meio de uma pesquisa exploratória e qualitativa, na qual foram utilizadas entrevistas abertas junto aos Assistentes Sociais de campo (UPA de Araruama) que supervisionaram os estagiários da UFF – Universidade Federal Fluminense. Para o tratamento dos dados, utilizou-se o método hermenêutico-dialético | - |
Descrição: dc.description | The objective of this course conclusion work present the way in which professionals of Social Services understand and use planning. On the assumption that effective planning and effectively enables materialization of the break with the paternalistic, immediate and dissonant trends between theory and practice, historically present in the practice of social work, will make a short cut about the landmarks in historically planning in its different approaches was used, as well as the limitations that this instrumental features when implemented simplistically focalista, without political ethical. Finally this study presents the paradigm brought by Carlos Matus, punctuating his potentiating contributions to social service. In particular the surveys throughout this course conclusion work, were performed through an exploratory and qualitative research, in which open interviews were used together with the Social Care field (UPA de Araruama) who supervised the trainees UFF - Universidade Federal Fluminense. For the treatment of the data, we used the hermeneutic-dialectic method | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Planejamento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Instrumental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Novo paradigma | - |
Palavras-chave: dc.subject | Serviço social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Planejamento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Planning | - |
Palavras-chave: dc.subject | New paradigm | - |
Palavras-chave: dc.subject | Instrumental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Human services | - |
Título: dc.title | Planejamento em serviço social: uma ferramenta para intervenção profissional | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: