Compras coletivas no mercado de orgânicos: um diagnóstico estratégico da rede ecológica do Estado do Rio de Janeiro

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAraújo, Elaine Aparecida-
Autor(es): dc.contributorFerraz, Fernando Toledo-
Autor(es): dc.contributorBergiante, Níssia Carvalho Rosa-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Renata Araujo de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:03:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:03:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-04-12-
Data de envio: dc.date.issued2017-04-12-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/3320-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/762827-
Descrição: dc.descriptionA demanda por produtos orgânicos vem aumentando consideravelmente nos últimos anos. Isso ocorre principalmente devido a crescente preocupação com a saúde e o forte apelo ambiental. No entanto, o crescimento da agricultura orgânica poderia ser ainda maior, mas infelizmente, apesar da expansão da oferta, os preços mais altos dos produtos orgânicos em relação aos convencionais a torna insuficiente. Nesse contexto, as compras coletivas surgem como uma solução para esse problema, pois permitem aos consumidores acesso aos produtos orgânicos a um preço justo, sendo uma prática econômica alternativa. Outro grande entrave para o desenvolvimento do mercado orgânico é o baixo nível de consciência do grande público sobre seus benefícios. Dessa forma, tendo como o objeto de estudo a Rede Ecológica, situada no estado do Rio de Janeiro e caracterizada como um empreendimento econômico solidário que, além de realizar compras coletivas, visa promover o consumo consciente, o presente estudo buscou apresentar a aplicabilidade de ferramentas estratégicas como a matriz SWOT e o BSC nesse tipo de organização. A matriz SWOT foi utilizada para dar uma análise detalhada do ambiente organizacional na qual a Rede Ecológica está inserida e, a partir dessa análise, foi desenvolvida uma proposta de BSC e um mapa estratégico visando o aperfeiçoamento da gestão da Rede. Por ela não ser apenas uma organização que realiza compras coletivas, atividade estruturante da Rede Ecológica, a participação coletiva faz com que, para seus membros, ela represente um espaço de materialização de valores-
Descrição: dc.descriptionThe demand for organic products has increased considerably in recent years. This is mainly due to the growing concern about health and the strong environmental appeal. However, the growth of organic agriculture could be even greater, but unfortunately, despite the expansion of supply, the higher prices of organic compared to conventional products make it insufficient. In this context, collective purchases appear as a solution to this problem, since they allow consumers to access organic products at a fair price, being an alternative economic practice. In addition, another obstacle to the development of the organic market is the low level of public awareness of its benefits. In this way, having the Rede Ecológica as the object of study, present in Rio de Janeiro state and characterized as a solidary economic organization that, in addition to making collective purchases, aims to promote conscious consumption, the present study sought to present the applicability of strategic tools such as SWOT matrix and BSC in this type of organization. The SWOT matrix was used to give a detailed analysis of the organizational environment in which the Rede Ecológica is inserted and, from this analysis, a proposal of BSC and a strategic map was developed aiming at the improvement of the Rede’s management. Being the Rede Ecológica not just an organization that make collective purchases, its structuring activity, the collective participation represents to their members a space that promotes materialization of values-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectMercado orgânico-
Palavras-chave: dc.subjectCompras coletivas-
Palavras-chave: dc.subjectEconomia solidária-
Palavras-chave: dc.subjectPlanejamento estratégico-
Palavras-chave: dc.subjectMatriz SWOT-
Palavras-chave: dc.subjectBSC-
Palavras-chave: dc.subjectPlanejamento estratégico-
Palavras-chave: dc.subjectAlimento orgânico-
Palavras-chave: dc.subjectEconomia solidária-
Palavras-chave: dc.subjectOrganic market-
Palavras-chave: dc.subjectCollective purchases-
Palavras-chave: dc.subjectSolidarity economy-
Palavras-chave: dc.subjectStrategic planning-
Palavras-chave: dc.subjectSWOT matrix-
Título: dc.titleCompras coletivas no mercado de orgânicos: um diagnóstico estratégico da rede ecológica do Estado do Rio de Janeiro-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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