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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Pereira de Sá, Simone | - |
Autor(es): dc.contributor | Trotta, Felipe | - |
Autor(es): dc.contributor | Janotti, Jeder | - |
Autor(es): dc.contributor | De Marchi, Leonardo Gabriel | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4678969829007665 | - |
Autor(es): dc.creator | Rabelo Luccas, Régis | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:03:53Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:03:53Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/25073 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/762811 | - |
Descrição: dc.description | Esta dissertação lança o olhar sobre as playlists da plataforma Spotify que direcionam a fruição musical para determinados moods (estados emotivos) e situações cotidianas, aqui identificadas como playlists situacionais, a fim de investigar a percepção dos usuários acerca dessas categorizações, identificando, nesse processo, reforços e tensionamentos do gosto e dos valores simbólicos e afetivos que os ouvintes partilham em relação à fruição cotidiana, bem como as negociações que estes realizam entre os atores humanos e nãohumanos que integram o consumo musical no ecossistema digital. Para tanto, a pesquisa adota a Teoria Ator-Rede e a Performance de gosto como principais referenciais teóricometodológicos capazes de mapear as controvérsias e negociações envolvendo as recomendações algorítmicas do Spotify e os agenciamentos estéticos mediados pela experiência musical nas plataformas. A problematização do trabalho tem como premissa a conjuntura de plataformização da música que levou com que as corporações de streaming apostassem no gosto musical dos usuários como o principal marcador de consumo e desenvolvessem sistemas de curadoria e recomendação baseados na personalização das preferências musicais. A partir da realização de entrevistas em profundidade com usuários frequentes da plataforma, foi possível identificar sensos e dissensos entre as categorizações e o gosto dos usuários, e como estes se apropriam das playlists e de seus imaginários para dar suporte à realização de atividades cotidianas, modulação das emoções e ambientação de espaços. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | - |
Descrição: dc.description | This dissertation aims to study the playlists on the Spotify platform that direct musical enjoyment to certain moods and everyday situations, that here is called situational playlists, in order to investigate the user’s perception about these categorizations, identifying, in this process, reinforcements and tensions of the taste and symbolic and affective values that listeners share in relation to everyday enjoyment, as well as the negotiations between human and non-human actors who integrate music consumption in the digital ecosystem. Thus, this research adopts the Actor-Network Theory and Taste as Performance as the main theoretical and methodological references capable of mapping the controversies and negotiations between the algorithmic recommendations of Spotify and the aesthetic agency mediated by musical experience on streaming platforms. The assumption of this work is related to the platformization of music that led streaming corporations to bet on the user’s musical taste as the main consumption indicator and to develop curation and recommendation systems based on the personalization of music preferences. By conducting in-depth interviews with frequent users of the platform, it was possible to identify agreements and disagreements between the categorizations and the user’s taste, and how they make use of playlists and their symbolic values to support the performance of daily activities, emotion modulation and ambience. | - |
Descrição: dc.description | 179 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Spotify | - |
Palavras-chave: dc.subject | Playlists | - |
Palavras-chave: dc.subject | Performance de gosto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sistemas de recomendação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Spotify | - |
Palavras-chave: dc.subject | Playlists | - |
Palavras-chave: dc.subject | Taste as performance | - |
Palavras-chave: dc.subject | Recommendations systems | - |
Título: dc.title | Para acompanhar seu dia: controvérsias e negociações entre o consumo das playlists situacionais do Spotify e o gosto musical | - |
Título: dc.title | To keep up during your day: Controversies and negotiations between the consumption of Spotify’s situational playlists and the musical taste | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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