Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Martins, Thainara Sousa | - |
Autor(es): dc.creator | Ashley, Patrícia Almeida | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:03:53Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:03:53Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-09-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-09-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-09-14 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/4493 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/762810 | - |
Descrição: dc.description | Como parte das atividades didáticas do unidade curricular de Políticas de Educação Ambiental, turma 2013, foi definido o objeto de estudo sobre perfil de ingressantes do curso de Bacharelado em Ciência Ambiental da UFF. A justificativa da escolha considerou dados já registrados em formulários aplicados sobre perfil de ingressante às turmas de 2011, 2012 e 2013 e não terem sido analisados até então, além do tema ser de interesse estratégico e oportuno para fins de gestão do projeto pedagógico do curso analisado e de interesse vocacional de formação da estudante responsável por este estudo em Políticas de Educação Ambiental. O objetivo desse estudo é analisar o perfil do ingressante e recomendar, a partir dos resultados, temas para serem objeto de sistema de gestão acadêmica do curso quanto ao perfil do ingressante. As dúvidas e expectativas que surjam a partir dos respondentes, o contexto social, as habilidades e possíveis carências de formação servem para orientar o colegiado do curso, o núcleo docente estruturante e a UFF sobre as condições dos ingressantes e os possíveis ajustes no conteúdo e na aplicação do projeto pedagógico do curso e no que a instituição poderia avançar em formações complementares e informações para a garantia de direitos e o melhor desempenho acadêmico do ingressante. Três Questões a analisar no perfil do ingressante Para a execução do estudo, a orientadora explicou as sessões do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Bacharelado em Ciência Ambiental da Universidade Federal Fluminense, especialmente a sessão quanto ao sistema de avaliação sobre os ingressantes, na qual foram selecionadas as seguintes perguntas previstas no PPC três perguntas a analisar o perfil do ingressante: Qual o perfil do ingressante quanto às suas expectativas quanto ao curso e resultados a serem alcançados ao longo e após a conclusão do curso? Qual o perfil do ingressante quanto ao seu contexto social e econômico e redes/espaços sociais de interação, visando perceber fatores contribuintes e limitadores para o sucesso de sua participação efetiva ao longo do curso e sua inserção social como egresso do curso? Quais as carências de formação do ingressante que precisam de complementação formativa ao longo do curso ou de apoio/assistência estudantil, visando a sua retenção e desenvolvimento pessoal e profissional? | - |
Descrição: dc.description | Coodenadoria de Educação à Distância/Pró-Reitoria de Graduação - Bolsa de Monitoria | - |
Descrição: dc.description | Não | - |
Formato: dc.format | application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Niterói | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência ambiental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Perfil de ingressante | - |
Palavras-chave: dc.subject | Projeto pedagógico do curso | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão social | - |
Título: dc.title | Perfil de Ingressantes no Curso de Graduação em Ciência Ambiental: Contribuições para a gestão do projeto pedagógico | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho apresentado em evento | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: