Perfil de Ingressantes no Curso de Graduação em Ciência Ambiental: Contribuições para a gestão do projeto pedagógico

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorMartins, Thainara Sousa-
Autor(es): dc.creatorAshley, Patrícia Almeida-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:03:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:03:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-09-15-
Data de envio: dc.date.issued2017-09-15-
Data de envio: dc.date.issued2017-09-14-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/4493-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/762810-
Descrição: dc.descriptionComo parte das atividades didáticas do unidade curricular de Políticas de Educação Ambiental, turma 2013, foi definido o objeto de estudo sobre perfil de ingressantes do curso de Bacharelado em Ciência Ambiental da UFF. A justificativa da escolha considerou dados já registrados em formulários aplicados sobre perfil de ingressante às turmas de 2011, 2012 e 2013 e não terem sido analisados até então, além do tema ser de interesse estratégico e oportuno para fins de gestão do projeto pedagógico do curso analisado e de interesse vocacional de formação da estudante responsável por este estudo em Políticas de Educação Ambiental. O objetivo desse estudo é analisar o perfil do ingressante e recomendar, a partir dos resultados, temas para serem objeto de sistema de gestão acadêmica do curso quanto ao perfil do ingressante. As dúvidas e expectativas que surjam a partir dos respondentes, o contexto social, as habilidades e possíveis carências de formação servem para orientar o colegiado do curso, o núcleo docente estruturante e a UFF sobre as condições dos ingressantes e os possíveis ajustes no conteúdo e na aplicação do projeto pedagógico do curso e no que a instituição poderia avançar em formações complementares e informações para a garantia de direitos e o melhor desempenho acadêmico do ingressante. Três Questões a analisar no perfil do ingressante Para a execução do estudo, a orientadora explicou as sessões do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Bacharelado em Ciência Ambiental da Universidade Federal Fluminense, especialmente a sessão quanto ao sistema de avaliação sobre os ingressantes, na qual foram selecionadas as seguintes perguntas previstas no PPC três perguntas a analisar o perfil do ingressante: Qual o perfil do ingressante quanto às suas expectativas quanto ao curso e resultados a serem alcançados ao longo e após a conclusão do curso? Qual o perfil do ingressante quanto ao seu contexto social e econômico e redes/espaços sociais de interação, visando perceber fatores contribuintes e limitadores para o sucesso de sua participação efetiva ao longo do curso e sua inserção social como egresso do curso? Quais as carências de formação do ingressante que precisam de complementação formativa ao longo do curso ou de apoio/assistência estudantil, visando a sua retenção e desenvolvimento pessoal e profissional?-
Descrição: dc.descriptionCoodenadoria de Educação à Distância/Pró-Reitoria de Graduação - Bolsa de Monitoria-
Descrição: dc.descriptionNão-
Formato: dc.formatapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectCiência ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectPerfil de ingressante-
Palavras-chave: dc.subjectProjeto pedagógico do curso-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão social-
Título: dc.titlePerfil de Ingressantes no Curso de Graduação em Ciência Ambiental: Contribuições para a gestão do projeto pedagógico-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho apresentado em evento-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.