O rádio, o esporte e a nação: a invenção da pátria colombiana através de transmissões radiofônicas de futebol e ciclismo na época de “La Violência” (1948-1962)

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGuedes, Simoni Lahud-
Autor(es): dc.contributorGuedes, Simoni Lahud-
Autor(es): dc.contributorMelo, Victor Andrade de-
Autor(es): dc.contributorGastaldo, Édison-
Autor(es): dc.contributorCâmara, Rosana da-
Autor(es): dc.contributorSilva, Edílson Márcio Almeida da-
Autor(es): dc.creatorQuitián Roldán, David Leonardo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:03:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:03:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-05-21-
Data de envio: dc.date.issued2018-05-21-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/6535-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/762808-
Descrição: dc.descriptionA tese argumenta que, no período da história colombiana conhecido como “A Violência” (1948-1958), as transmissões radiofônicas sobre o futebol e o ciclismo contribuíram para a invenção da pátria colombiana. A análise é estendida até o ano de 1962 por ser o ano da participação da “Selección Colombia” na Copa do Mundo de Futebol, ocorrida no Chile, importante evento para o futebol do país. Na tese, procura-se compreender como foi possível “uma nova nação” num tempo de totalitarismo e violência civil política. Para realizar esta análise, foram examinados dois campos privilegiados: a radiodifusão e o esporte. Este foi o período no qual a Colômbia reunia uma série de grandes futebolistas estrangeiros, fazendo com que seja chamado de El Dorado. Este também é o período do grande sucesso do ciclismo com a Vuelta a Colombia. A narração radiofônica destes eventos produziu uma “comunidade imaginada” (Anderson), amplamente compartilhada. O estilo desta narração radiofônica (hiperbólica, animada, de natureza épica), do desempenho dos futebolistas e ciclistas, gera o que denominei fantasia atlética: a possibilidade de imaginar-se coletivamente em uma dimensão nova. Imagina-se uma nova nação a partir de novos contextos (urbanização, industrialização, sociedade do entretenimento) e de novas linguagens oferecidas pelo rádio como o melodrama e a performance esportiva.-
Descrição: dc.descriptionThe thesis proposes an interpretation of the period of Colombian history known as "The Violence" (1948-1958) and extends its analysis until the end of the first term of National Front (1962) which is also a remarkable date for the country's football participation "Selección Colombia" in the 1962 Chile Cup. The election of the period seeks to understand how a "new nation" was possible in a time of totalitarianism and civil political violence. To carry out this analysis, the present research examines two fields that it considers privileged in this look: the broadcasting and the sport, specifically the soccer that gained the name of "El Dorado" and the Vuelta a Colombia in bicycle. One of the findings of the work is that the mixture of these three elements generated a widely shared illusion of community based on the hyperphonic (hyperbolic, animated, epic) narration of the performance of the foreign soccer players who played in the beginnings of the professionalism of national football; A narration also made of the local cyclists, of humble origin, nicknamed by the announcer as "beetles" (beetles) for their ability to compete in the mountain stages; (Configuration) 6 that results in athletic fantasy: the illusion or possibility of imagining itself collectively in a dimension different from the archetypes of the old republic of Independence, which also worshiped the great generals of civil wars. Conclusion that aims to understand massification as a way to the symbolic confection of another nation. New nation created from new contexts (urbanization, industrialization, entertainment society) and new languages such as melodrama and sports performance.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagees-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectNação-
Palavras-chave: dc.subjectFutebol-
Palavras-chave: dc.subjectCiclismo-
Palavras-chave: dc.subjectRádio-
Palavras-chave: dc.subjectViolência-
Palavras-chave: dc.subjectFantasia atlética-
Palavras-chave: dc.subjectA Violência-
Palavras-chave: dc.subjectColômbia-
Palavras-chave: dc.subjectRádio-
Palavras-chave: dc.subjectFutebol-
Palavras-chave: dc.subjectCiclismo-
Palavras-chave: dc.subjectNation-
Palavras-chave: dc.subjectSoccer-
Palavras-chave: dc.subjectCycling-
Palavras-chave: dc.subjectRadio-
Palavras-chave: dc.subjectViolence-
Palavras-chave: dc.subjectAthletic fantasy-
Título: dc.titleO rádio, o esporte e a nação: a invenção da pátria colombiana através de transmissões radiofônicas de futebol e ciclismo na época de “La Violência” (1948-1962)-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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