Sustentabilidade no ciclo de vida do vestuário: perspectivas a partir do discurso de marcas brasileiras de moda sustentável

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFranz, Barbara-
Autor(es): dc.contributorBarros, Sergio Ricardo da Silveira-
Autor(es): dc.contributorZonatti, Welton Fernando-
Autor(es): dc.creatorSantos, Isabella Silva dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:03:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:03:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-04-15-
Data de envio: dc.date.issued2020-04-15-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/13304-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/762791-
Descrição: dc.descriptionPor estar associada ao incremento do consumo e da descartabilidade prematura dos seus produtos, a moda passou a ser responsável por grandes impactos socioambientais. Neste cenário, surgem as marcas de moda sustentável que procuram ir à contramão desse sistema colocando seus recursos e competências a favor das pessoas e do meio ambiente. Pensando em reunir esforços para se atingir mudanças, é fundamental o apoio a sistemas de produção que se responsabilizem pelos impactos associados ao ciclo de vida do vestuário. Sendo assim, o presente estudo consistiu em uma pesquisa exploratória que, por meio das informações disponibilizadas nos sites de vinte e quatro marcas selecionadas, procurou analisar os seus discursos a fim de compreender o que as mesmas levam em consideração para estarem inseridas nesse nicho da moda sustentável, bem como analisar o que as mesmas entendem por sustentabilidade considerando todo o ciclo de vida do vestuário. Procurou-se ainda a aplicação de questionário com sete marcas que possuíam a perspectiva de pensamento do ciclo de vida onde duas aceitaram participar e permitiram compreender, por uma forma mais aproximada de seus discursos, as suas estratégias sustentáveis. O estudo, dessa forma, concluiu que as marcas de moda sustentável num panorama geral predominantemente associam a sustentabilidade aos seus métodos de produção e a matéria-prima, e que apesar de a perspectiva de pensamento do ciclo de vida do vestuário ainda não ser um destaque no contexto brasileiro, aquelas que a possuem demonstraram enxergar a sustentabilidade como um valor intrínseco da marca e procuraram se responsabilizar sobre todas as fases do ciclo de vida pensando em alternativas desde o design do produto até aos aspectos do pós venda-
Descrição: dc.descriptionWhile being associated with the increase in consumption and the premature disposability of its products, fashion became responsible for major socio-environmental impacts. In this scenario, sustainable fashion brands appear to seek going against this system by placing resources and skills in favor of people and the environment. In order to bring efforts to achieve change, is required support production systems that are responsible for thinking in impacts associated with the clothing lifecycle. Thus, the present study consisted of an exploratory research that through the information from sites of twenty four selected brands it was possible to analyze their discourses in order to understand what is taking into account to be inserted in this sustainable fashion niche, in the same way it was analyzed what they understand by sustainability considering the entire life cycle of clothing. A questionnaire were also made with seven brands that were considered to have a perspective on life-cycle thinking, where two of them have participated and allowed a better understanding of their sustainable strategies. The study concluded that sustainable fashion brands generally associate sustainability with their production methods and raw materials and that although the perspective of the life cycle of clothing is not yet highlight in the Brazilian context, those who have demonstrated that concern have shown their sustainability perspective as an intrinsic value of the brand and also that they seek to take responsibility for all the fases from product design to aspects of post-purchase-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Federal Fluminense-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectModa sustentável-
Palavras-chave: dc.subjectSustentabilidade do vestuário-
Palavras-chave: dc.subjectCiclo de vida do vestuário-
Palavras-chave: dc.subjectDesenvolvimento sustentável-
Palavras-chave: dc.subjectModa sustentável-
Palavras-chave: dc.subjectVestuário-
Palavras-chave: dc.subjectCiclo de vida do vestuário-
Palavras-chave: dc.subjectFashion sustainability-
Palavras-chave: dc.subjectSustainable clothing-
Palavras-chave: dc.subjectLife-cycle of clothing-
Título: dc.titleSustentabilidade no ciclo de vida do vestuário: perspectivas a partir do discurso de marcas brasileiras de moda sustentável-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.