Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silva, Ladário da | - |
Autor(es): dc.contributor | Zarro, Carlos Augusto Domingues | - |
Autor(es): dc.contributor | Huguenin, José Augusto Oliveira | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/2941724670944915 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3743563498830737 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4207417342090177 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5806476476274947 | - |
Autor(es): dc.creator | Moraes, Carlos Eduardo Ferraz | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:03:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:03:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/11769 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/762790 | - |
Descrição: dc.description | A lei 11645/08 estabelece que as diretrizes e bases da educação nacional, incluam no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “história e cultura afro-brasileira e indígena”. No entanto, existem escassos registros de atividades na disciplina de Física que contemplem a exigência da lei. A proposta da presente dissertação é abordar os conceitos de física, comuns à astronomia, previstos na grade curricular do ensino médio, considerando aspectos da astronomia cultural indígena e da astronomia cultural africana. Para isto, elaborou-se uma sequência de ensino inspirada nos três momentos pedagógicos de Delizoicov a fim de abordar os referidos temas. Como produto associado desta dissertação, elaborou-se um documento à parte, capaz de ser usado por docentes do ensino básico para promover a interação entre os conhecimentos científicos acerca da gravitação e do universo com os conhecimentos empíricos dos povos indígenas e dos povos africanos | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES | - |
Descrição: dc.description | Brazilian’s law 11645/08 lays down the basis and guidelines of national education, includes in the official school curriculum the obligatoriness of “afrobrazilian and indigenous history and culture” themed. However, there are few registers of activities in physics a subject which contemplate the requirement. The purpose of this present dissertation is to approach the concepts of physics, which are common to astronomy, predicted in the High School curriculum, considering indigenous cultural astronomy and african cultural astronomy. Pursuing this, a teaching sequence based on Delizoicov three pedagogical moments, was built in order to address the issues. As an associated product of this dissertation, a document was created to be used by teachers from basic education to promote the interaction between scientific knowledge about gravitation and universe with empiric knowledge from indigenous and African people | - |
Descrição: dc.description | 103f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Astronomia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Três momentos pedagógicos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lei 11645/08 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino médio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gravitação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Astronomia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Physics teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Astronomy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Three pedagogical moments | - |
Palavras-chave: dc.subject | Law 11645/08 | - |
Título: dc.title | O ensino de astronomia considerando a lei 11.645/08: contribuições das culturas indígenas brasileira e africana | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: