O ensino de astronomia considerando a lei 11.645/08: contribuições das culturas indígenas brasileira e africana

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Ladário da-
Autor(es): dc.contributorZarro, Carlos Augusto Domingues-
Autor(es): dc.contributorHuguenin, José Augusto Oliveira-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2941724670944915-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3743563498830737-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4207417342090177-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5806476476274947-
Autor(es): dc.creatorMoraes, Carlos Eduardo Ferraz-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:03:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:03:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-21-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-21-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/11769-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/762790-
Descrição: dc.descriptionA lei 11645/08 estabelece que as diretrizes e bases da educação nacional, incluam no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “história e cultura afro-brasileira e indígena”. No entanto, existem escassos registros de atividades na disciplina de Física que contemplem a exigência da lei. A proposta da presente dissertação é abordar os conceitos de física, comuns à astronomia, previstos na grade curricular do ensino médio, considerando aspectos da astronomia cultural indígena e da astronomia cultural africana. Para isto, elaborou-se uma sequência de ensino inspirada nos três momentos pedagógicos de Delizoicov a fim de abordar os referidos temas. Como produto associado desta dissertação, elaborou-se um documento à parte, capaz de ser usado por docentes do ensino básico para promover a interação entre os conhecimentos científicos acerca da gravitação e do universo com os conhecimentos empíricos dos povos indígenas e dos povos africanos-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES-
Descrição: dc.descriptionBrazilian’s law 11645/08 lays down the basis and guidelines of national education, includes in the official school curriculum the obligatoriness of “afrobrazilian and indigenous history and culture” themed. However, there are few registers of activities in physics a subject which contemplate the requirement. The purpose of this present dissertation is to approach the concepts of physics, which are common to astronomy, predicted in the High School curriculum, considering indigenous cultural astronomy and african cultural astronomy. Pursuing this, a teaching sequence based on Delizoicov three pedagogical moments, was built in order to address the issues. As an associated product of this dissertation, a document was created to be used by teachers from basic education to promote the interaction between scientific knowledge about gravitation and universe with empiric knowledge from indigenous and African people-
Descrição: dc.description103f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Física-
Palavras-chave: dc.subjectAstronomia-
Palavras-chave: dc.subjectTrês momentos pedagógicos-
Palavras-chave: dc.subjectLei 11645/08-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Física-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Palavras-chave: dc.subjectGravitação-
Palavras-chave: dc.subjectAstronomia-
Palavras-chave: dc.subjectPhysics teaching-
Palavras-chave: dc.subjectAstronomy-
Palavras-chave: dc.subjectThree pedagogical moments-
Palavras-chave: dc.subjectLaw 11645/08-
Título: dc.titleO ensino de astronomia considerando a lei 11.645/08: contribuições das culturas indígenas brasileira e africana-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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