A alfabetização e o letramento na EJA para a formação de leitores: notas desta modalidade educacional

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLima, Cecília Neves-
Autor(es): dc.creatorSouza, Valquíria Moreira de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:03:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:03:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-19-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-19-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/26549-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/762773-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho monográfico resultado de uma pesquisa bibliográfica descritiva e qualitativa, teve como objetivo discorrer sobre a importância da alfabetização e do letramento na EJA para formação de sujeitos autônomos e a aquisição da leitura e escrita como prática social. A pesquisa trouxe em seu corpo algumas considerações históricas sobre o surgimento da EJA no Brasil e a forma como foi conduzida além de alguns conceitos desta modalidade educacional. Também é destacado o valor da invenção da escrita a qual permitiu diversos avanços para o homem seguido de apontamentos relacionado à alfabetização e letramento com ênfase em suas diferenças e similaridades e metodologias de ensino além de destacar a que o letramento tem se tornado essencial na atualidade para o exercício da cidadania e da prática social. A presente pesquisa se justifica em evidenciar a importância de a alfabetização e do letramento serem trabalhados simultaneamente, com o intuito de possibilitar que o aluno da EJA não só desenvolva a habilidade de ler e escrever, mas também se aproprie da leitura e da escrita no meio social, ou seja, conheça a prática social da leitura e da escrita.-
Descrição: dc.descriptionThe present monographic work, the result of a descriptive and qualitative bibliographic research, aimed to discuss the importance of literacy and literacy in EJA for the formation of autonomous subjects and the acquisition of reading and writing as a social practice. The research brought in its body some historical considerations about the emergence of EJA in Brazil and the way it was conducted in addition to some concepts of this educational modality. The value of the invention of writing is also highlighted, which allowed several advances for man, followed by notes related to literacy and literacy with an emphasis on their differences and similarities and teaching methodologies, in addition to highlighting that literacy has become essential today for the exercise of citizenship and social practice. The present research is justified in highlighting the importance of literacy and literacy being worked simultaneously, in order to enable the EJA student not only to develop the ability to read and write, but also to appropriate reading and writing in the environment. Social, that is, get to know the social practice of reading and writing.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEJA-
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização e Letramento-
Palavras-chave: dc.subjectPrática Social-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia-
Palavras-chave: dc.subjectEJA-
Palavras-chave: dc.subjectLiteracy and Literacy-
Palavras-chave: dc.subjectSocial Practice-
Título: dc.titleA alfabetização e o letramento na EJA para a formação de leitores: notas desta modalidade educacional-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.