Estratégias didáticas para o ensino de libras como l2 para alunos ouvintes dos anos iniciais

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSouza, Isabelle de Araujo Lima e Souza-
Autor(es): dc.creatorReis, Marcos Paulo Neves-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:03:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:03:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-19-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-19-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/26548-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/762772-
Descrição: dc.descriptionOs surdos foram estigmatizados por muitos anos no Brasil, não tendo acesso a direitos básicos como educação, saúde, lazer, entre outros. Deste modo a comunidade surda percorreu um grande caminho de lutas para hoje serem resguardados pela lei e terem reconhecimento. O ensino de Libras nas escolas brasileiras não é uma realidade, tendo em vista a sua necessidade, pois os alunos ouvintes não conseguem interagir com um aluno surdo pela falta de conhecimento da sua língua. Este trabalho visa observar o processo de ensino e aprendizagem da Libras para alunos ouvintes nas escolas regulares no ensino fundamental I. O trabalho de campo se deu em uma escola privada do município de Magé - RJ onde foram contempladas para participar da pesquisa as turmas do 1° ao 5° ano do EFI. Como metodologia foi utilizada uma pesquisa de cunho qualitativa, junto da pesquisa-ação e da autoetnografia. Os resultados obtidos foram bem positivos, onde compreendemos que os alunos que participaram da pesquisa, ficaram bem empolgados com a ideia de aprender a Libras e ter a oportunidade de se comunicar com o sujeito surdo-
Descrição: dc.descriptionThe deaf people were stigmatize for many years in Brasil, not having access to basic rights, like education, health, leisure, among others. In this way the deaf comunity has trilled a long way of fights for today being guarded for the law and have recognition. Libras, the brazilian language of signals, is not teach in the majority of brazilian schools, but it’s very needed, because the students that can hear can’t interact with the deaf students doing to that they don’t now how, they don’t know there language. This article was the goal of observing how the process of teaching and learning Libras can happen with students that can hear in regular schools in the elementary School. The fieldwork was in a private school localized in Magé-RJ where were contemplated for participate kids of the first to the fifth grade. As methodology a qualitative research was used, together with action research and autoethnography. The results obtained were pretty positive, we understood that the students part of the research were very excited with the idea of learning Libras and having the opportunity of communicate with the deaf person.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua Brasileira de Sinais-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-
Palavras-chave: dc.subjectDidática-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia-
Palavras-chave: dc.subjectBrazilian Sign Language-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching-
Palavras-chave: dc.subjectDidactics-
Título: dc.titleEstratégias didáticas para o ensino de libras como l2 para alunos ouvintes dos anos iniciais-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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