Comunicação química no ensino de funções orgânicas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBorges, Márcia Narcizo-
Autor(es): dc.contributorChacon, Eluzir Pedrazzi-
Autor(es): dc.contributorChineli, Maura Ventura-
Autor(es): dc.creatorLassance, Priscilla Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:03:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:03:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-10-06-
Data de envio: dc.date.issued2017-10-06-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/4803-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/762771-
Descrição: dc.descriptionOs semioquímicos são substâncias naturais responsáveis pela comunicação química, entre seres de mesma espécie e de espécies diferentes. Esse tipo de comunicação ocorre de forma muitas vezes imperceptível para nós, porém, está mais presente em nosso cotidiano do que podemos imaginar. Por ser uma temática do cotidiano, com forte caráter interdisciplinar, surgiu como uma proposta alternativa ao ensino de química orgânica. Desta forma, este trabalho descreve a aplicação e avaliação dessa temática, através do uso do áudio “A química entre nós: comunicação química” e da elaboração e aplicação de um jogo de bingo, além de uma aula de exercícios voltados para o ENEM, visando à aprendizagem significativa de química orgânica. Os resultados obtidos foram bastante satisfatórios, pois desenvolveram nos alunos um maior senso crítico a respeito da utilização de agrotóxicos, e a utilização de tecnologias mais limpas como os semioquímicos, além de proporcionar um melhor aprendizado sobre o conteúdo de química orgânica-
Descrição: dc.descriptionThe semiochemicals are natural chemical substances responsible for communication between lives beings from different species or from same species, this type of communication happens imperceptible for many times, in spite of it is present in our daily lives more than we can imagine. For being a topic of our daily life, with a strong interdisciplinary character, it appears as an alternative to teaching organic chemistry. Therefore, this work describes the implementation and evaluation of this theme using an audio "The chemistry between us: chemical communication" and a game of bingo and exercises for ENEM exam, seeking meaningful learning organic chemistry. The results were very satisfactory, because the students have developed a greater critical thinking regarding the use of pesticides, and the use of cleaner technologies as semiochemicals, besides providing a better learning about the content of organic chemistry-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectQuímica orgânica-
Palavras-chave: dc.subjectComunicação química-
Palavras-chave: dc.subjectJogo didático-
Palavras-chave: dc.subjectBingo-
Palavras-chave: dc.subjectÁudio-
Palavras-chave: dc.subjectQuímica orgânica-
Palavras-chave: dc.subjectComunicação química-
Palavras-chave: dc.subjectJogo didático-
Palavras-chave: dc.subjectBingo-
Palavras-chave: dc.subjectÁudio-
Palavras-chave: dc.subjectOrganic chemistry-
Palavras-chave: dc.subjectChemistry communication-
Palavras-chave: dc.subjectDidactic game-
Palavras-chave: dc.subjectBingo-
Palavras-chave: dc.subjectAudio-
Título: dc.titleComunicação química no ensino de funções orgânicas-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.