A participação dos fundos de pensão nos serviços de infraestrutura: uma análise a partir da cidade do Rio de Janeiro

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSanfelici, Daniel de Mello-
Autor(es): dc.contributorMartins, Flávia Elaine da Silva-
Autor(es): dc.contributorWerner, Deborah-
Autor(es): dc.contributorKlink, Jeroen Johannes-
Autor(es): dc.creatorPederneira, Eduardo Lopes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:03:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:03:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-01-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-01-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/27994-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/762752-
Descrição: dc.descriptionNesta pesquisa, buscamos apresentar a inserção dos fundos de pensão ligados a empresas estatais no setor de infraestrutura. Contudo, para alcançar este objetivo, precisamos averiguar os processos em escalas superiores que influenciam esse contexto. Sendo assim, as políticas econômicas em países como Estados Unidos e Inglaterra a partir de meados dos anos 1970 apontam para o discurso de falência e ineficiência do Estado. Discurso esse que permitiria medidas de privatização e concessão de serviços públicos. Em decorrência dessas medidas, investidores como os fundos de pensão, que haviam crescido fortemente ao longo dos anos do pós-segunda guerra mundial devido ao baixo desemprego e estabilidade econômica, puderam adquirir os ativos concedidos pelo Estado. Diante disso, discutimos outro ponto dessa pesquisa, o desenvolvimento do processo de financeirização a partir dos anos 1980. No Brasil, embora os fundos de pensão estudados - Petros, Previ e Funcef - não tenham crescido devido aos mesmos motivos vistos em países ricos, surgem como grandes investidores em decorrência do tipo de empregado participante de seus planos, no caso, funcionários públicos com estabilidade. No caso brasileiro, os mesmos discursos de falência e ineficiência do administrador público se repetem, dando força a medidas de desestatização, concessões e parcerias público-privadas. Esse arcabouço de leis criado permitiu aos fundos, ao longo dos anos 2000, adquirir uma série de ativos de infraestrutura na cidade do Rio de Janeiro, por meio de sua empresa de investimentos no setor, Invepar. Essa inserção abriu caminho para flexibilização de contratos de trabalho, exploração comercial dos serviços, controle sobre os fluxos urbanos e consequente lucro sobre tarifas, pedágios, publicidade, valorização e venda dos serviços, e portanto, um mercado envolvendo infraestruturas.-
Descrição: dc.descriptionIn this research, we seek to present the insertion of pension funds linked to state-owned companies in the infrastructure sector. However, to achieve this goal, we need to investigate the processes at higher scales that influence this context. As such, economic policies in countries such as the United States and England from the mid-1970s onwards point to the state's bankruptcy and inefficiency discourse. This speech would allow for privatization measures and the concession of public services. As a result of these measures, investors such as pension funds, which had grown strongly over the years after the Second World War due to low unemployment and economic stability, were able to acquire the assets granted by the State. Therefore, we discussed another point of this research, the development of the financialization process from the 1980s. In Brazil, although the pension funds studied - Petros, Previ and Funcef - have not grown due to the same reasons seen in rich countries, they appear as large investors due to the type of employee participating in their plans, in this case, stable public employees. In the Brazilian case, the same speeches of bankruptcy and inefficiency of the public administrator are repeated, giving strength to privatization measures, concessions and public-private partnerships. This framework of laws created allowed the funds, throughout the 2000s, to acquire a series of infrastructure assets in the city of Rio de Janeiro, through its investment company in the sector, Invepar. This insertion paved the way for flexible employment contracts, commercial exploitation of services, control over urban flows and consequent profit on tariffs, tolls, advertising, valuation and sale of services, and therefore, a market involving infrastructure.-
Descrição: dc.description142 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectFundos de pensão-
Palavras-chave: dc.subjectFinanceirização-
Palavras-chave: dc.subjectMercado de infraestrutura-
Palavras-chave: dc.subjectRio de Janeiro-
Palavras-chave: dc.subjectFundo de pensão-
Palavras-chave: dc.subjectGeografia econômica-
Palavras-chave: dc.subjectFinanceirização-
Palavras-chave: dc.subjectRio de Janeiro-
Palavras-chave: dc.subjectPension funds-
Palavras-chave: dc.subjectFinancialization-
Palavras-chave: dc.subjectInfrastructure market-
Palavras-chave: dc.subjectRio de Janeiro-
Título: dc.titleA participação dos fundos de pensão nos serviços de infraestrutura: uma análise a partir da cidade do Rio de Janeiro-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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