O Ensino do espanhol no Brasil: percurso historiográfico no século XX

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCavaliere, Ricardo Stavola-
Autor(es): dc.contributorKaltner, Leonardo Ferreira-
Autor(es): dc.contributorConforte, André Nemi-
Autor(es): dc.creatorSilva, Mônica Maciel da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:03:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:03:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-11-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-11-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/22321-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/762746-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho busca descrever e analisar a trajetória do ensino de Espanhol como Língua Estrangeira no Brasil ao longo do século XX. O foco da pesquisa é traçar uma crônica do Espanhol como disciplina do sistema nacional de ensino no transcorrer do século e interpretar as motivações de sua inclusão e posterior exclusão da grade curricular. Dessa forma, o principal objetivo da pesquisa consiste em descrever detalhadamente a implementação e o desenvolvimento do ensino de Língua Espanhola, incluindo a análise da legislação pertinente e do material didático ofertado ao educador como auxílio em sala de aula. Além disso, aborda-se a inserção da política de ensino do Espanhol concomitantemente com a periodização dos estudos linguísticos no Brasil, tendo em vista a influência dos principais eixos do pensamento linguístico nas escolhas programáticas da legislação e dos programas escolares para o ensino de Línguas Estrangeiras. A análise foi conduzida com base nos pressupostos teórico-metodológicos da Historiografia da Linguística, área de estudo interdisciplinar que se dedica à investigação dos fatores que proporcionam a produção e a disseminação do saber linguístico no decurso do tempo. Espera-se com este do trabalho colaborar para a formação do professor de Espanhol, conferindo-lhe informação sobre a história de sua disciplina no Brasil novecentista, bem como contribuir para um projeto mais amplo em prol do relato histórico das forças axiológicas que estão no percurso do ensino de Línguas Estrangeiras no Brasil, aí incluídas as motivações políticas e culturais que se expressam na legislação atinente e se consolidam na prática pedagógica no cotidiano da Educação-
Descrição: dc.descriptionThe present work is dedicated to the description and analysis of the evolution of the teaching of Spanish as a Foreign Language in Brazil throughout the 20th century. The focus of the research is to outline a chronicle of Spanish as a discipline in the national education system throughout the century and to interpret the reasons for its inclusion and subsequent exclusion from the curriculum. Thus, the main objective of the research is to describe the implementation and development of the Spanish language teaching in detail, including the analysis of the relevant legislation and the didactic material offered to the educator as an aid in the classroom. In addition, the insertion of the Spanish teaching policy is addressed simultaneously with the periodization of linguistic studies in Brazil, in view of the influence of the main axes of linguistic thought in the programmatic choices of legislation and school programs for the teaching of Foreign Languages. The analysis was conducted based on the theoretical and methodological assumptions of Historiography of Linguistics, an area of interdisciplinary study dedicated to the investigation of the factors that provide the production and dissemination of linguistic knowledge over time. This work is expected to collaborate in the formation of the Spanish teacher, offering information about the history of the discipline in the in Brazil during the 20th century, as well as contributing to a broader project in favor of the historical account of the axiological forces that are in the course the teaching of Foreign Languages in Brazil, including the political and cultural motivations that are expressed in the relevant legislation and are consolidated in the pedagogical practice in the daily life of Education-
Descrição: dc.description152 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de espanhol no Brasil-
Palavras-chave: dc.subjectPercurso historiográfico-
Palavras-chave: dc.subjectPolítica de ensino do espanhol-
Palavras-chave: dc.subjectHistoriografia da linguística-
Palavras-chave: dc.subjectHistoriografia linguística-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino da língua espanhola-
Palavras-chave: dc.subjectSpanish teaching in Brazil-
Palavras-chave: dc.subjectHistoriography path-
Palavras-chave: dc.subjectSpanish teaching policy-
Palavras-chave: dc.subjectHistoriography of linguistics-
Título: dc.titleO Ensino do espanhol no Brasil: percurso historiográfico no século XX-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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