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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Nascimento, Daniel Arruda | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0578569833689838 | - |
Autor(es): dc.contributor | Santos, Carlos Victor Nascimento dos | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4069071203508380 | - |
Autor(es): dc.creator | Assumpção, Natália Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:03:36Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:03:36Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-17 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/31492 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/762713 | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho se propõe a analisar o Rap, elemento fundamental dentro do movimento cultural Hip Hop, a fim de entender de que forma ele promove mudanças sociais, influencia na formação do senso crítico e na conscientização política dos moradores de comunidades brasileiras. A pesquisa tem como objetivo demonstrar o potencial do gênero Rap enquanto instrumento educador, quando atua diretamente na disseminação da informação e do conhecimento, através de uma linguagem periférica e acessível. A partir da poesia rimada, o Rap busca denunciar injustiças sociais, levando o ouvinte a questionar a própria realidade e a se mobilizar junto a outros indivíduos que consomem e vivem o Rap nas diversas formas de manifestação cultural nas quais ele se apresenta. A capacidade de organização a partir da identificação entre grupos de mesma classe social, cor da pele e o local de moradia, abrem espaço para o nascimento de muitos projetos sociais desenvolvidos pela favela e em prol da melhoria da própria favela. Dentro dessa visão, o Rap transforma o sujeito periférico em um agente transformador da própria realidade. A influência do gênero na formação do cidadão participativo, consciente dos próprios direitos e garantias constitucionais, leva a conclusão de que a educação precisa fazer o movimento de ir até a periferia e o melhor veículo a ser usado para acessá-la, pode ser o Rap. O senso de identificação, a celebração da diversidade, a exaltação da cultura afro-brasileira, a representatividade, o resgate da autoestima, o combate ao racismo estrutural e a capacidade de transmissão de conhecimento são virtudes do movimento que ainda é tratado por muitos como gênero musical marginal. A partir da análise dos dados, é possível entender a urgência de reconhecer institucionalmente a cultura Hip Hop como patrimônio cultural imaterial e usar a favor do Estado todas as preciosas conexões estabelecidas entre o gênero e a população | - |
Descrição: dc.description | The present study aims to analyze Rap, a fundamental element within the Hip Hop cultural movement, in order to understand how it promotes social changes, influences the development of critical thinking, and raises political awareness among residents of Brazilian communities. The research aims to demonstrate the potential of the Rap genre as an educational tool when it directly engages in disseminating information and knowledge through a peripheral and accessible language. Through rhymed poetry, Rap seeks to denounce social injustices, leading the listener to question their own reality and mobilize alongside other individuals who consume and live Rap in its various forms of cultural expression. The Rap community's capacity for self-organization, based on shared social class, skin color, and place of residence, presents opportunities for the emergence of numerous social projects aimed at improving the favela itself. Within this perspective, Rap transforms the peripheral individual into an agent of change in their own reality. The influence of the genre on the formation of participatory citizens, aware of their constitutional rights and guarantees, leads to the conclusion that education needs to reach the periphery, and Rap can be the best vehicle to access it. The sense of identification, celebration of diversity, exaltation of Afro-Brazilian culture, representation, restoration of self-esteem, combating structural racism, and the ability to transmit knowledge are virtues of the movement that is still regarded by many as a marginal musical genre. Through the analysis of the data, it is possible to understand the urgency of institutionally recognizing Hip Hop culture as intangible cultural heritage and utilizing the precious connections established between the genre and the population in favor of the state | - |
Descrição: dc.description | 63 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Rap | - |
Palavras-chave: dc.subject | Hip hop | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Periferia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conhecimento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Direitos humanos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Favela | - |
Palavras-chave: dc.subject | Diversidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Representatividade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Racismo estrutural | - |
Palavras-chave: dc.subject | Rap (Música) -- aspecto social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Hip-hop (Cultura popular) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Direitos humanos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Periphery | - |
Palavras-chave: dc.subject | Knowledge | - |
Palavras-chave: dc.subject | Human rights | - |
Palavras-chave: dc.subject | Diversity | - |
Palavras-chave: dc.subject | Representation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Structural racism | - |
Título: dc.title | Educação, cidadania e resistência: uma análise do rap como ferramenta de mobilização, conscientização e transformação político-social nas periferias brasileiras | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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