Raios X: uma atividade investigativa utilizando a história da luz

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFreitas, Daniele Cristina Silva de-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6929990894018084-
Autor(es): dc.contributorSaguia, Andreia Mendonça-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3395423149193260-
Autor(es): dc.contributorSouza, Reinaldo Faria de Melo e-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4360467987382555-
Autor(es): dc.contributorCandela, Dalber Ruben Sanchez-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3188784816287487-
Autor(es): dc.creatorBarreto, Vitor Souza Cruz-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:03:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:03:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-03-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-03-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/25125-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/762708-
Descrição: dc.descriptionO objetivo deste trabalho é proporcionar uma prática educativa que contextualize e utilize tecnologias educacionais no estudo das Ondas eletromagnéticas, em específico os raios X, conceito contemplado na Física Moderna e Contemporânea (FMC). Buscando promover um conhecimento crítico e detalhado sobre o surgimento dos Raios X, suas aplicações e importância nos dias atuais. Usando uma abordagem investigativa, a fim de desenvolver intuição crítica e social, além de repensando o Processo de Ensino-aprendizagem, buscamos diversas possibilidades didático-metodológicas que pudessem acrescentar e contribuir na qualidade da Educação Básica em ressonância com as Diretrizes Curriculares. A presente proposta, aborda o uso de experimentos de difração de Raios X como técnica investigativa. Os alunos comparecerão a uma universidade e vivenciarão o cotidiano de um cientista. A partir dessa prática experimental, percebeu-se um grande aumento do interesse e da participação dos alunos na componente curricular Física bem como nos conceitos abordados em Física Moderna. O trabalho também comenta brevemente sobre a possibilidade do aluno de EM frequentar esse ambiente acadêmico, através de bolsas de estudos, como a pré-iniciação científica. Outra ideia não menos importante, é tentar fazer com que os alunos compreendam que a Ciência não é algo pronto e acabado, visto que desde a descoberta dos Raios X até os dias atuais muito se evoluiu e o mesmo se faz presente com diversas atuações em nosso cotidiano.-
Descrição: dc.descriptionThe objective of this work is to provide an educational practice that contextualizes and uses technologies applied in the study of electromagnetic waves, specifically the X-rays, a concept contemplated in Modern and Contemporary Physics. It also seeks to promote a critical and detailed knowledge about the emergence of X-rays, their applications and importance today. Using an investigative approach, in order to develop critical and social intuition, in addition to rethinking the teaching-learning process, several didactic-methodological possibilities are sought that could add and contribute to the quality of Basic Education in resonance with the Curricular Guidelines. The present proposal approaches the use of X-ray diffraction experiments as an investigative technique. Students will attend a university and experience the daily life of a scientist. From this experimental practice, it was noticed a great increase in the interest and participation of students in the curricular component of Physics, as well as in the concepts covered in Modern Physics. The work also briefly comments on the possibility of high school students to attend this academic environment, through the implementation of scholarships, such as scientific pre-initiation. Another no less important idea is to try to make students understand that Science is not something ready and finished, because, since the discovery of X-Rays to the present day, much has evolved and the same is present with several actions in our daily lives.-
Descrição: dc.description37 f-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectRaio X-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectÂmbito científico-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino por investigação-
Palavras-chave: dc.subjectFísica moderna-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino por investigação-
Palavras-chave: dc.subjectExperimental-
Palavras-chave: dc.subjectProdução intelectual-
Palavras-chave: dc.subjectX-ray-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching-learning-
Palavras-chave: dc.subjectscientific scope-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching by investigation-
Título: dc.titleRaios X: uma atividade investigativa utilizando a história da luz-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.