Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Freitas, Daniele Cristina Silva de | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6929990894018084 | - |
Autor(es): dc.contributor | Saguia, Andreia Mendonça | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3395423149193260 | - |
Autor(es): dc.contributor | Souza, Reinaldo Faria de Melo e | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4360467987382555 | - |
Autor(es): dc.contributor | Candela, Dalber Ruben Sanchez | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3188784816287487 | - |
Autor(es): dc.creator | Barreto, Vitor Souza Cruz | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:03:35Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:03:35Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/25125 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/762708 | - |
Descrição: dc.description | O objetivo deste trabalho é proporcionar uma prática educativa que contextualize e utilize tecnologias educacionais no estudo das Ondas eletromagnéticas, em específico os raios X, conceito contemplado na Física Moderna e Contemporânea (FMC). Buscando promover um conhecimento crítico e detalhado sobre o surgimento dos Raios X, suas aplicações e importância nos dias atuais. Usando uma abordagem investigativa, a fim de desenvolver intuição crítica e social, além de repensando o Processo de Ensino-aprendizagem, buscamos diversas possibilidades didático-metodológicas que pudessem acrescentar e contribuir na qualidade da Educação Básica em ressonância com as Diretrizes Curriculares. A presente proposta, aborda o uso de experimentos de difração de Raios X como técnica investigativa. Os alunos comparecerão a uma universidade e vivenciarão o cotidiano de um cientista. A partir dessa prática experimental, percebeu-se um grande aumento do interesse e da participação dos alunos na componente curricular Física bem como nos conceitos abordados em Física Moderna. O trabalho também comenta brevemente sobre a possibilidade do aluno de EM frequentar esse ambiente acadêmico, através de bolsas de estudos, como a pré-iniciação científica. Outra ideia não menos importante, é tentar fazer com que os alunos compreendam que a Ciência não é algo pronto e acabado, visto que desde a descoberta dos Raios X até os dias atuais muito se evoluiu e o mesmo se faz presente com diversas atuações em nosso cotidiano. | - |
Descrição: dc.description | The objective of this work is to provide an educational practice that contextualizes and uses technologies applied in the study of electromagnetic waves, specifically the X-rays, a concept contemplated in Modern and Contemporary Physics. It also seeks to promote a critical and detailed knowledge about the emergence of X-rays, their applications and importance today. Using an investigative approach, in order to develop critical and social intuition, in addition to rethinking the teaching-learning process, several didactic-methodological possibilities are sought that could add and contribute to the quality of Basic Education in resonance with the Curricular Guidelines. The present proposal approaches the use of X-ray diffraction experiments as an investigative technique. Students will attend a university and experience the daily life of a scientist. From this experimental practice, it was noticed a great increase in the interest and participation of students in the curricular component of Physics, as well as in the concepts covered in Modern Physics. The work also briefly comments on the possibility of high school students to attend this academic environment, through the implementation of scholarships, such as scientific pre-initiation. Another no less important idea is to try to make students understand that Science is not something ready and finished, because, since the discovery of X-Rays to the present day, much has evolved and the same is present with several actions in our daily lives. | - |
Descrição: dc.description | 37 f | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Raio X | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Âmbito científico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino por investigação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Física moderna | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino médio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino por investigação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Experimental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Produção intelectual | - |
Palavras-chave: dc.subject | X-ray | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching-learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | scientific scope | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching by investigation | - |
Título: dc.title | Raios X: uma atividade investigativa utilizando a história da luz | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: