Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ostetto, Luciana Esmeralda | - |
Autor(es): dc.creator | Costa, Letícia dos Santos Carvalho | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:03:34Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:03:34Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/15944 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/762699 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho tem por objetivo refletir sobre as relações entre infância, arte contemporânea e propostas envolvendo a natureza e o contato com toda a riqueza de elementos naturais – terra, água, folhas secas, galhos de árvores, flores, pedras, carvão, entre outros – na educação infantil. Para dar início à corporificação das ideias e da reflexão proposta, foi tecida uma narrativa das memórias da autora – desde a criança que foi às vivências de professora da educação Infantil –, sobre as experiências sensíveis-estéticas nesse percurso. Como base para as discussões, são apontadas como premissas as concepções de infância, de proposta pedagógica e de eixos de trabalho levantados pela Resolução Nº 5, de 17 de dezembro de 2009, que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil; estudos sobre natureza, arte e infância também são pontuados. Para discutir caminhos possíveis de trabalho com elementos da natureza, em diálogo com a arte contemporânea, a análise encaminhada articula dados recolhidos de portfólios organizados pela autora, relativos ao trabalho desenvolvido nesse contexto com crianças. O estudo reafirma o conhecimento da arte contemporânea como um instrumento potente para gerar experiências de um universo infantil criador, ressaltando a importância de um ambiente que convide as crianças à exploração de corpo inteiro, no contato com elementos naturais | - |
Descrição: dc.description | This paper aims to reflect on the relationships between childhood, contemporary art and proposals involving nature and contact with all the richness of natural elements - earth, water, dry leaves, tree branches, flowers, stones, charcoal, among others - in early childhood education. In order to begin the embodiment of ideas and the proposed reflection, a narrative of the author's memories - from the child who went to the experiences of a kindergarten teacher - about the sensitive-aesthetic experiences in this path was woven. As basis for the discussions, the premises of childhood, pedagogical proposal and work axes raised by Resolution No. 5 of December 17, 2009, which establishes the National Curriculum Guidelines for Early Childhood Education, are pointed as premises. Nature, art and childhood studies are also punctuated. In order to discuss possible ways of working with elements of nature, in dialogue with contemporary art, this analysis articulates data collected from portfolios organized by the author, related to the work developed in this context with children. The study reaffirms the knowledge of contemporary art as a potent instrument to generate experiences of a creative infantile universe, emphasizing the importance of an environment that invites children to full body exploration, in contact with natural elements | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Infância e natureza | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arte contemporânea | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arte e infância | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação infantil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prática pedagógica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Infância | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arte | - |
Palavras-chave: dc.subject | Natureza | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prática pedagógica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Childhood and nature | - |
Palavras-chave: dc.subject | Contemporary art | - |
Palavras-chave: dc.subject | Art and childhood | - |
Palavras-chave: dc.subject | Child education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogical practice | - |
Título: dc.title | Infância, arte e natureza: diálogos com a arte contemporânea | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: