O palco da alegria: uma leitura de Auto da Compadecida e Farsa da boa preguiça de Ariano Suassuna à luz da carnavalização

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorDias, André-
Autor(es): dc.contributorLemos, Anna Paula-
Autor(es): dc.contributorAmparo, Flávia do-
Autor(es): dc.creatorGiacomini, Carla Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:03:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:03:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-01-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-01-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/25502-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/762677-
Descrição: dc.descriptionO Palco da Alegria é um estudo das obras Auto da Compadecida e Farsa da Boa Preguiça, do autor Ariano Suassuna, à luz da teoria da carnavalização de Mikhail Bakhtin. Investigamos o sentido dos elementos carnavalescos presentes nas duas peças. Revelamos as ações e categorias carnavalescas. Observamos a praça pública como palco do carnaval e como espaço de utopia. Mostra o riso bakhtiniano como elemento central e busca desvendar os múltiplos sentidos que ele produz. Expomos as matrizes culturais que fomentaram a produção literária do autor, identificando a relação entre cultura erudita e popular estabelecida na construção do projeto estético do dramaturgo. A pesquisa permite ao leitor/espectador compreender a atualidade dessa dramaturgia, porque expõe valores e condutas que permanecem na sociedade brasileira. Ela Identifica os aspectos que permitem a inclusão dessa literatura dramática no rol de produções do teatro brasileiro moderno-
Descrição: dc.descriptionO Palco da Alegria is a study of the works Auto da Compadecida and Farsa da Boa Preguiça, by the author Ariano Suassuna, in the light of Mikhail Bakhtin's theory of carnivalization. We investigate the meaning of the carnival elements present in the two theatrical texts. We reveal the carnival actions and categories. We observe the public square as a stage for carnival and as a space for utopia. We show Bakhtinian laughter as a central element and seeks to unravel the multiple meanings it produces. We expose the cultural matrices that fostered the author's literary production, identifying the relationship between erudite and popular culture established in the construction of the playwright's aesthetic project. The search allows the reader/spectator to understand the actuality of this dramaturgy, because it exposes values and behaviors that remain in Brazilian society. It identifies the aspects that allow the inclusion of this dramatic literature in the list of productions of modern Brazilian theater-
Descrição: dc.description184 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectTeatro brasileiro-
Palavras-chave: dc.subjectCarnavalização-
Palavras-chave: dc.subjectCultura popular-
Palavras-chave: dc.subjectCultura erudita-
Palavras-chave: dc.subjectTeatro brasileiro-
Palavras-chave: dc.subjectSusssuna, Ariano, 1927 - 2014-
Palavras-chave: dc.subjectBrazilian theater-
Palavras-chave: dc.subjectCarnivalization-
Palavras-chave: dc.subjectPopular culture-
Palavras-chave: dc.subjectHigh culture-
Título: dc.titleO palco da alegria: uma leitura de Auto da Compadecida e Farsa da boa preguiça de Ariano Suassuna à luz da carnavalização-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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