Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Hamacher, Leonardo da Silva | - |
Autor(es): dc.contributor | Cecchin, Daiane | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Flávio Castro da | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Igor Rabello dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:03:27Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:03:27Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-04 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/32187 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/762663 | - |
Descrição: dc.description | Este estudo propõe a fusão entre hortas pedagógicas e jardins sensoriais como uma estratégia educacional rica para o ensino prático e a preservação ambiental. Direcionado ao curso de Engenharia Agrícola e Ambiental da Universidade Federal Fluminense, o trabalho visa fomentar conhecimento científico, consciência ecológica e conexão com a natureza. Integrando pedagogia ativa e abordagens sensoriais, pretende-se transformar o jardim em um espaço dinâmico para explorar ecossistemas, encorajando uma relação mais consciente com o meio ambiente. Para tanto foi realizado um denso levantamento bibliográfico que evidenciou a lacuna no uso de jardins sensoriais no Ensino Superior. Em seguida, uma visita guiada ao Jardim Botânico do Rio de Janeiro foi realizada a fim de embasar o desenvolvimento do trabalho de implementação do Jardim Sensorial do curso de Engenharia Agrícola e Ambiental. Ambas etapas foram fundamentais para a tomada de decisão deste estudo, que definiu o local de implantação do jardim sensorial, o layout adequado, as espécies botânicas e elementos sensoriais a serem incorporados, bem como explanou as possíveis estratégias pedagógicas a serem implementadas com as turmas de graduação. Em essência, o estudo do Jardim Sensorial no Campus Praia Vermelha aspira não apenas criar um ambiente sensorialmente enriquecedor, mas também estabelecer-se como um modelo educacional e científico inovador, contribuindo para a inclusão, a educação ambiental e o desenvolvimento sustentável | - |
Descrição: dc.description | This study proposes the fusion of educational gardens and sensory gardens as a rich educational strategy for practical teaching and environmental preservation. Aimed at the Agricultural and Environmental Engineering course at the Federal Fluminense University, the project aims to foster scientific knowledge, ecological awareness, and a connection with nature. By integrating active pedagogy and sensory approaches, the goal is to transform the garden into a dynamic space for exploring ecosystems, encouraging a more conscious relationship with the environment. A comprehensive literature review highlighted the gap in the use of sensory gardens in higher education. Subsequently, a guided visit to the Rio de Janeiro Botanical Garden was conducted to inform the development of the implementation project for the Sensory Garden within the Agricultural and Environmental Engineering course. Both stages were crucial in the decision-making process for this project, defining the location of the sensory garden, the appropriate layout, botanical species, sensory elements to be incorporated, as well as outlining possible pedagogical strategies to be implemented with undergraduate classes. In essence, the Sensory Garden project at the Praia Vermelha Campus aspires not only to create a sensorially enriching environment but also to establish itself as an innovative educational and scientific model, contributing to inclusion, environmental education, and sustainable development | - |
Descrição: dc.description | 58 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Modelo pedagógico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Hortas didáticas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de engenharia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jardim sensorial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogical model | - |
Palavras-chave: dc.subject | Didactic gardens | - |
Palavras-chave: dc.subject | engineering education | - |
Título: dc.title | Jardim sensorial: uma proposta de implementação no ensino superior | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: