Representação da realidade em oficinas de percussão popular brasileira: princípios para representação de domínios em contexto sociocultural

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCampos, Maria Luiza de Almeida-
Autor(es): dc.contributorCampos, Linair Maria-
Autor(es): dc.contributorSouza, Elisabete Gonçalves de-
Autor(es): dc.contributorMarcondes, Carlos Henrique-
Autor(es): dc.contributorSá, Maria Irene da Fonseca e-
Autor(es): dc.contributorMiranda, Marcos Luiz Cavalcanti de-
Autor(es): dc.creatorSobral, Fabrícia Carla Ferreira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:03:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:03:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-01-04-
Data de envio: dc.date.issued2023-01-04-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/27485-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/762642-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa investigou questões que envolvem a representação de uma realidade social no âmbito da cultura imaterial, analisando a literatura referente às temáticas ‘representação da realidade social’, ‘cultura imaterial brasileira’ e ‘modelagem conceitual ontológica’. Neste sentido, foi discutido como a noção de representação da realidade social pode influenciar a modelagem de domínio no âmbito de oficinas de percussão popular brasileira. Para isso foram analisadas as oficinas de percussão popular da Bateria Feminina Fina Batucada e Bambas de Saia, ambas localizadas na Cidade do Rio de Janeiro. A pesquisa é de natureza qualitativa, cuja tipologia se classifica em exploratória e descritiva. A metodologia foi apoiada na pesquisa bibliográfica e documental, utilizando procedimentos metodológicos que consideram o método etnográfico e a observação como procedimento para coleta dos dados empírico; o relato etnográfico como instrumento de descrição de dados; a análise de conteúdo de Lawrence Bardin e o método comparativo de Charles Ragin para análise e interpretação dos dados. O referencial teórico se apoiou em estudos do campo da organização e representação do conhecimento, bem como da modelagem conceitual com ênfase na ontologia de fundamentação Unified Foundational Ontology (UFO). Os resultados obtidos evidenciaram aspectos sobre a natureza do domínio que não devem ser negligenciados no processo de construção do modelo ontológico. Obteve como produto um conjunto de princípios recomendados para modelagem de domínio no contexto das oficinas de percussão popular analisadas.-
Descrição: dc.descriptionThis survey investigated issues involving the representation of a social reality in the context of immaterial culture, analyzing the literature about the social reality representation themes, brazilian intangible heritage and the ontological conceptual modeling. In this sense, it was discussed how the notion of representation of social reality can influence domain modeling in the context of Brazilian popular percussion workshops. For this, the popular percussion workshops of the Fina Batucada and Bambas de Saia, both located in the city of Rio de Janeiro, have been analyzed. The paper is a qualitative research, in which his typology is classified as descriptive and exploratory. The methodological procedure was based on bibliographic and documental strategies as well as with ethnographic and observation, in order to collect empirical data, such as ethnographic report as a data description tool; Lawrence Bardin content analysis and the Charles Ragin comparative method for analysis and data interpretation. The theoretical framework was constructed in the knowledge representation and organization studies, as well as the conceptual modeling with emphasis in foundational ontology of the Unified Foundational Ontology (UFO). The results demonstrate the natural domain aspects that should not be neglected in the process of the ontological model’s construction. Thus, this paper obtained as a product an ensemble of recommended principles for domain modeling in the context of the popular percussion workshops that has been analyzed.-
Descrição: dc.description258 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectRepresentação de domínio-
Palavras-chave: dc.subjectContexto sociocultural-
Palavras-chave: dc.subjectOficina de percussão popular brasileira-
Palavras-chave: dc.subjectAquisição de conhecimento-
Palavras-chave: dc.subjectModelagem conceitual-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise de conteúdo de Bardin-
Palavras-chave: dc.subjectRepresentação social-
Palavras-chave: dc.subjectCultura brasileira-
Palavras-chave: dc.subjectAquisição de conhecimento-
Palavras-chave: dc.subjectDomain representation-
Palavras-chave: dc.subjectSociocultural context-
Palavras-chave: dc.subjectBrazilian popular percussion workshop-
Palavras-chave: dc.subjectknowledge acquisition-
Palavras-chave: dc.subjectConceptual modeling-
Palavras-chave: dc.subjectBardin content analysis-
Título: dc.titleRepresentação da realidade em oficinas de percussão popular brasileira: princípios para representação de domínios em contexto sociocultural-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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