Uma proposta de letramento científico midiático como prevenção de fake news e do negacionismo científico

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorNacimento, Tatiana Galieta-
Autor(es): dc.contributorPinhão, Francine Lopes-
Autor(es): dc.contributorChinelli, Maura Ventura-
Autor(es): dc.creatorPinheiro, Dayanne de Lima-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:03:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:03:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-04-01-
Data de envio: dc.date.issued2024-04-01-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/32748-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/762636-
Descrição: dc.descriptionDiante da crescente onda de negacionismo científico propagada em nossa sociedade, principalmente com a ajuda das novas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs), se faz urgente que o ensino de ciências repense seus objetivos e seus métodos. O trabalho da educação científica não pode mais avançar descolado de um trabalho em paralelo de educação midiática, construindo, dessa maneira, uma interface. Visando suprir uma lacuna nesse campo, o presente trabalho tem por objetivo investigar quais são os mecanismos por trás da criação e disseminação de fake news científicas e do discurso negacionista, a fim de elaborar uma proposta de enfrentamento no contexto da educação básica com a finalidade de produzir um manual didático para o combate às fake news e ao negacionismo científico através da técnica de inoculação desenvolvida por John Cook. A fim de compreender os fenômenos intimamente relacionados “negacionismo científico” e fake news, uma pesquisa qualitativa foi desenvolvida em duas etapas, sendo a primeira uma revisão integrativa e a segunda uma consulta bibliográfica, buscando investigar como o problema das fake news e do negacionismo científico tem sido abordado em relação ao ensino de ciências. Percebeu-se, ao longo da pesquisa, que um dos problemas relacionados à rápida disseminação do paradigma negacionista é a fragilidade na concepção da natureza da ciência, não somente em sua etapa de produção científica, incluindo os mecanismos de revisão por pares, como também na etapa de divulgação por meio de veículos especializados e convencionais. A partir dessa constatação, foi desenvolvido um manual didático apresentando diversas propostas de ensino para que os alunos possam compreender aspectos da natureza da ciência na sociedade, tais como: credenciais, credibilidade, expertise, conflito de interesses e consenso científico, além dos aspectos específicos da divulgação da ciência por meio da mídia.-
Descrição: dc.descriptionis urgent that science teaching rethink its objectives and methods. The work of scientific education can no longer advance separately from parallel work on media education, thus building an interface. Aiming to fill this gap, the present work aims to investigate what are the mechanisms behind the creation and dissemination of fake scientific news and denialist discourse, to develop a proposal for coping in the context of basic education with the purpose of producing a teaching manual to combat fake news and scientific denialism through the inoculation technique developed by John Cook. In order to better understand the closely related phenomena “Scientific Denialism” and Fake News, a qualitative research was developed in two stages, the first being an integrative review and the second a bibliographical consultation, seeking to investigate how the problem of fake news and denialism scientific has been approached in relation to science teaching. It was noticed, throughout the research, that one of the problems related to the rapid dissemination of the denialist paradigm is the fragility in the conception of the nature of science, not only in its scientific production stage, including peer review mechanisms, but also in the dissemination stage through specialized and conventional vehicles. Based on this observation, a teaching manual was developed presenting several teaching proposals so that students can understand aspects of the nature of science in society, such as: credentials, credibility, expertise, conflict of interests and scientific consensus, in addition to specific aspects of dissemination of science through the media.-
Descrição: dc.description167 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectFake News, Negacionismo científico, Letramento Científico, Letramento científico midiático-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino da Ciência, Informação científica, Ciência, Fake news-
Palavras-chave: dc.subjectFake News, Scientific denialism, Scientific Literacy, Scientific media literacy-
Título: dc.titleUma proposta de letramento científico midiático como prevenção de fake news e do negacionismo científico-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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