Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Furtado, Joaci Pereira Furtado | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7023706342610746 | - |
Autor(es): dc.contributor | Juvêncio, Carlos Henrique | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/1646741868261976 | - |
Autor(es): dc.contributor | Milani, Suellen Oliveira | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/2821128318835622 | - |
Autor(es): dc.creator | Menezes, Jorge André Montozo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:03:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:03:22Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/25210 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/762635 | - |
Descrição: dc.description | Considerando a sociedade contemporânea e as mudanças socioculturais, tecnológicas e econômicas, além, é claro, dos usos e relações que a sociedade desenvolve com as tecnologias da informação e comunicação, este trabalho busca expor o contexto em que as bibliotecas brasileiras estão inseridas e evidenciar algumas das causas que ajudaram a formar um imenso e silencioso distanciamento entre as bibliotecas e a mesma sociedade, fazendo com que elas ocupem cada vez menos espaço no imaginário social. Por meio de uma revisão bibliográfica e da análise de pesquisas relacionadas ao comportamento de leitura e uso de redes sociais dos brasileiros buscaremos entender o cenário atual onde as bibliotecas brasileiras figuram como uma instituição socialmente incompreendida, pois boa parte de seu público potencial não sabe ao certo para que ela serve e muitas vezes sequer sabe onde encontrá-la e como desfrutá-la. Partindo do compromisso com a sociedade, do entendimento do contexto da Sociedade da Informação e do fato de que hoje os fluxos informacionais afetam a todos em algum ou em muitos contextos de suas vidas, devemos considerar responsabilidade de todas as instituições que lidam com a informação mediar o acesso a esta e se colocar presente para preparar os indivíduos que compõem o tecido social. Contudo, essa construção de relação ainda é um desafio para as bibliotecas brasileiras devido a vários fatores, que vão desde anos de falta de incentivos e políticas públicas até uma visão institucional ainda muito centrada no acesso ao acervo. A principal proposição que se coloca neste trabalho é analisar as tecnologias da informação e comunicação como aliadas nessa necessária aproximação social entre bibliotecas e leitores(as). Entendemos que as bibliotecas existem para servir a sociedade, ajudando na construção – e na preparação, consequentemente – de melhor relação dos indivíduos com a informação, com a cultura e, de um modo mais abstrato, com a formação do pensamento crítico e a geração de conhecimento. | - |
Descrição: dc.description | Considering contemporary society and sociocultural, technological and economic changes, in addition, of course, to the uses and relationships that society develops with information and communication technologies, this work seeks to expose the context in which Brazilian libraries are inserted and to highlight some of the causes that helped to form an immense and silent distance between libraries and the same society, making them occupy less and less space in the social imaginary. Through a bibliographic review and the analysis of research related to the reading behavior and use of social networks of Brazilians, we will seek to understand the current scenario where Brazilian libraries appear as a socially misunderstood institution, since a good part of its potential audience does not know for sure. what it's for and often doesn't even know where to find it and how to enjoy it. Starting from the commitment to society, the understanding of the Information Society context and the fact that today information flows affect everyone in some or many contexts of their lives, we must consider the responsibility of all institutions that deal with mediating information. access to it and be present to prepare the individuals who make up the social fabric. However, this relationship building is still a challenge for Brazilian libraries due to several factors, ranging from years of lack of incentives and public policies to an institutional vision still very focused on access to the collection. The main proposition put forward in this work is to analyze information and communication technologies as allies in this necessary social approximation between libraries and readers. We understand that libraries exist to serve society, helping to build – and consequently prepare – a better relationship between individuals and information, culture and, in a more abstract way, with the formation of critical thinking and the generation of knowledge. knowledge. | - |
Descrição: dc.description | 71 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bibliotecas brasileiras | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologias da informação e comunicação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociedade da Informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Políticas informacionais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociedade da informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia da informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Política de informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brazilian libraries | - |
Palavras-chave: dc.subject | Information and communication technologies | - |
Palavras-chave: dc.subject | Information Society | - |
Palavras-chave: dc.subject | Informational policies | - |
Título: dc.title | Nada será como antes? As bibliotecas brasileiras e a Sociedade da Informação. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: