Por que sociologia incomoda?: considerações sobre o ensino da sociologia no período de 2018-2019

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPaiva, Andréa Lúcia da Silva de-
Autor(es): dc.contributorFerreira, Ricardo Bruno da Silva-
Autor(es): dc.contributorCoutinho, George Gomes-
Autor(es): dc.creatorSouza, Haila Otilia Silva Flôr de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:03:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:03:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-11-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-11-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/22323-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/762633-
Descrição: dc.descriptionEste artigo pretende explorar as relações conjunturais brasileiras no período de agosto de 2018-2019 e situar o embaraço presente em sala de aula em relação a alguns temas pertinentes ao ensino da Sociologia, a partir da minha experiência durante o período em que compus como residente o Programa Institucional de Residência Pedagógica (PIRP) . Para tal, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com residentes e professores do PIRP – Sociologia Campos dos Goytacazes, além de levantamentos bibliográficos e observação participante. O PIRP é um programa de iniciação à docência para licenciandos que já estejam na segunda metade do curso da graduação. Tem como objetivo principal aperfeiçoar a formação destes futuros professores, através de uma imersão em sala de aula que promova ações como regência e intervenções pedagógicas no Ensino Básico sob a supervisão de um professor da Educação Básica (preceptor) e de um professor orientador, do ensino Superior-
Descrição: dc.descriptionThis article pretends to explore the brazilians conjuntural relationships in the period of August2018 - 2019, with the current unrest in the schools classroom in relation to some relevanttopics to the teaching of Sociology, from my experience during the period in which I took partas resident of the Institutional Program of Pedagogic Residence - PIRP. For this purpose,semi-structured interviews were arranged with residents and teachers of PIRP – SociologyCampos, as well as bibliograficas surveys and participant observation.The PIRP is a program of iniciacion to docency for undergraduates who already are in thesecond-half of the graduation course. It has with major objective the improving of training ofthese future teachers, throughout an immersion in the classroom that promotes actions asregency and pedagogic interventions on Basic Education, under the supervision of a teacherof Basic Education (preceptor) and an advisor teacher, of Higher education-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de sociologia-
Palavras-chave: dc.subjectNeoconservadorismo-
Palavras-chave: dc.subjectNeoliberalismo-
Palavras-chave: dc.subjectResidência pedagógica-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de sociologia-
Palavras-chave: dc.subjectDocência-
Palavras-chave: dc.subjectConjuntura-
Palavras-chave: dc.subjectBrasil-
Palavras-chave: dc.subjectPolítica-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching of sociology-
Palavras-chave: dc.subjectNeoconservatism-
Palavras-chave: dc.subjectNeoliberalism-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogic residence-
Título: dc.titlePor que sociologia incomoda?: considerações sobre o ensino da sociologia no período de 2018-2019-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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