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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Bastos, Carlos Pinkusfeld Monteiro | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:21860032222 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4932427718070145 | - |
Autor(es): dc.creator | Rodrigues, Roberto de Souza | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:03:21Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:03:21Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2008-02-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/17804 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/762628 | - |
Descrição: dc.description | The objective of this dissertation is to discuss the use of the Public Sector Borrowing Requirements - PSBR (operational concept) as the basic indicator to analyze the Brazilian fiscal policy from 1991 to 2003. It is argued that the adjusted concept, which corrects revenues and expenditures for the economic cycle, is a better methodology of the fiscal stance. The theoretical argument that support this claim brigs us to the study of the theory of Functional Finances developed by Abba-Lerner which is opposed to the traditional "sound finance , or balanced budget, approach. After this initial theoretical discussion we calculate the adjusted, or high employment, public deficit to the Brazilian economy using two methodologies: one proposed by the Bureau of Economic Activity (BEA) for the United States, and the other developed by the Organization for Economic Co-Operation and Development (OECD). .The results show that the Brazilian s fiscal policy was expansionary from 1994 to 1998, which includes the initial phase of the stabilization program, called Real Plan. After this the period the fiscal policy became much more austere. This result is not very far from the analysis based on the current deficit measure, and this similarity can be explained by the relatively stable pattern of the Brazilian economy during this period: low economic growth and small variance around this tendency. When we study separately Central Government's expenditures and revenues it is observed that from 1993 to 1996 there is a large increase of the expenditures that is not accompanied by a proportional increase of tax revenues in the years. This combination explains the fall in both actual and adjusted government's primary budget surplus, which became a deficit a deficit in 1997 in the actual measure. This result changes when the deficit is measured at its high employment level: using this methodology the whole period, from 1991 to 2002 never register a single year of public deficit. | - |
Descrição: dc.description | A forma de mensuração do déficit/superávit do setor público na economia brasileira usualmente utilizada tem sido a chamada Necessidade de Financiamento do Setor Público, que é a metodologia recomendada pelo Fundo Monetário Internacional. O objetivo deste trabalho é o de questionar a utilização deste método como instrumento de auxílio à política fiscal e apresentar e aprofundar a metodologia alternativa de medida chamada déficit de alto emprego ou déficit ciclicamente ajustado. Além disto, será visto de forma breve a teoria das finanças funcionais desenvolvida por Abba- Lerner teoria que difere das finanças saudáveis (ou orçamento equilibrado) e a importância do déficit de alto emprego para esta. O déficit de alto emprego tem a vantagem de eliminar das estimativas das contas do governo os efeitos provocados por variações no produto da economia. A forma de estima-lo nos Estados Unidos e na OECD é apresentada, seguido de uma adaptação e cálculo deste método para a economia brasileira para os anos de 1991 a 2002. Os resultados obtidos mostram que a política fiscal adotada pelo governo brasileiro foi de característica mais expansionista no período de implantação do Plano Real e até o ano de 1998, quando se passou a atuar de forma mais contracionista. Ao analisar separadamente os totais das despesas e das receitas do Governo Central se percebeu um aumento maior das despesas do que das receitas nos anos de 1993 a 1996. Esta política expansionista implicou em queda do superávit fiscal primário efetivo, surgindo um déficit em 1997. Contudo, medido em termos de alto emprego, estes resultados, em todo o período estudo, nunca ficaram deficitários. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-graduação em Economia | - |
Publicador: dc.publisher | Economia | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Déficit público | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brasil | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA | - |
Título: dc.title | O déficit público de alto emprego: uma aplicação para o caso brasileiro | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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