Ensinando cinemática através da análise de movimentos em vídeos de captura de games

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAlves, Marcos Veríssimo-
Autor(es): dc.contributorGuimarães, Antônio Cândido Camargo-
Autor(es): dc.contributorAuler, Luiz Telmo da Silva-
Autor(es): dc.creatorSilva Neto, Manoel Coelho da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:03:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:03:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-08-21-
Data de envio: dc.date.issued2017-08-21-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/4222-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/762627-
Descrição: dc.descriptionEsta dissertação apresenta uma atividade de ensino centrada no aluno para tópicos de cinemática, utilizando tecnologias de informação e comunicação (TICs) e o game Angry Birds como motivador do engajamento do aluno no processo de aprendizagem. Em nosso projeto, conduzido no Colégio Estadual Conde Pereira Carneiro, em Angra dos Reis, RJ, os alunos cumpriram atividades de recuperação escolar em aulas vagas do próprio turno de presença, onde, capturando uma sessão de jogo de Angry Birds em vídeo, posteriormente analisavam os movimentos nele contidos no software Tracker. Com isso, trabalharam-se todos os conceitos fundamentais da cinemática, como posição, deslocamento, velocidade e aceleração, além de tópicos da cinemática, como movimento uniforme, acelerado e de projéteis. Os resultados sugerem que este tipo de atividade é efetiva em promover uma maior aproximação do aluno à disciplina de Física, proporcionando engajamento e estimulando autonomia e independência no aprendizado do estudante, qualidades desejáveis em qualquer metodologia de ensino-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionThis work presents a student-centered teaching activity for teaching kinematics, using communication and information tecnologies, and the game Angry Birds as the motivator for student engagement in the learning process. Our project, conducted at Colégio Estadual Conde Pereira Carneiro, in Angra dos Reis, RJ, consisted of sessions where students captured a playing session of Angry Birds in video, with later analysis of the motion of the birds through the software Tracker. They dealt, thus, with all the fundamental concepts of kinematics, such as position, displacement, velocity and acceleration, as well as with topics specific to kinematics, such as uniform and accelerated motion and projectile motion. The results suggest that this kind of activity promotes a greater closeness to the discipline of Physics, as well as engagement and independence in learning, something highly desirable in teaching and learning-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectGames na sala de aula-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Palavras-chave: dc.subjectCinemática-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise de movimento em vídeos-
Palavras-chave: dc.subjectAngry Birds-
Palavras-chave: dc.subjectTracker-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de física-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Palavras-chave: dc.subjectCinemática-
Palavras-chave: dc.subjectJogo em educação-
Palavras-chave: dc.subjectVideogame-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise de movimento-
Palavras-chave: dc.subjectGames in the classroom-
Palavras-chave: dc.subjectHigh school-
Palavras-chave: dc.subjectKinematics-
Palavras-chave: dc.subjectVideo motion analysis-
Palavras-chave: dc.subjectAngry Birds-
Palavras-chave: dc.subjectTracker-
Título: dc.titleEnsinando cinemática através da análise de movimentos em vídeos de captura de games-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.