O tutor na formação de professores a distância : saberes que fundamentam a prática tutorial na experiência do curso de pedagogia a distância da UNIRIO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Waldeck Carneiro da-
Autor(es): dc.contributorCPF:82023018749-
Autor(es): dc.contributorhttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4784115E9-
Autor(es): dc.contributorLinhares, Célia Frazão Soares-
Autor(es): dc.contributorCPF:33901384715-
Autor(es): dc.contributorFontoura, Helena Amaral da-
Autor(es): dc.contributorCPF:85997552772-
Autor(es): dc.contributorhttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4796387Y8-
Autor(es): dc.creatorCarvalho, ângela Maria Rebel de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:03:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:03:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2007-11-14-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/17585-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/762600-
Descrição: dc.descriptionInvestit dans la fonction de tuteur à l enseignement supérieur à distance, l enseignant affronte un ensemble de doutes voire de craintes, ce qui l emmène, dans un mouvement typique du métier d enseignant, à revoir son rôle et ses compétences, à développer de nouvelles aptitudes et à produire de nouveaux savoirs, dans le but de faire face à cette nouvelle situation pédagogique. Pour mieux comprendre les pratiques des tuteurs dans l enseignement à distance, la présente étude cherche à répondre à deux questions: a) quels sont les savoirs qui soutiennent la pratique pédagogique du tuteur? b) Peut-on considérer le tutorat comme un métier d enseignant? Ces questions sont examinées dans le cadre de la formation au professorat des écoles primaires réalisée par le Diplôme de Pédagogie (PAIEF) de l Université Fédérale de l Etat de Rio de Janeiro (UNIRIO), mis en place par le biais d une convention de coopération passée entre cette Université et le Centre d Enseignement à Distance de l Etat de Rio de Janeiro (CEDERJ). Du point de vue théorique, l étude se fonde sur l analyse de l évolution de l enseignement à distance et, particulièrement, sur la notion de savoirs des enseignants proposée par Maurice Tardif. Au-delà de la recherche bibliographique, ce travail s est basé sur l analyse de documents et sur une recherche de terrain auprès des tuteurs du PAIEF, par le biais d une enquête par questionnaire, d interviews et de visites d observation sur le terrain. Les analyses des résultats les plus importants permettent de conclure que les tuteurs peuvent être reconnus comme des enseignants, aussi bien que les savoirs qu ils produisent et mettent en action peuvent également être considérés comme des savoirs des enseignants.-
Descrição: dc.descriptionQuando assume a função de tutor em curso superior através de educação a distância, o professor depara com uma série de dúvidas e até mesmo de receios, o que o leva a repensar seu papel e suas competências e, num movimento característico da ação docente, a desenvolver habilidades e a construir saberes para lidar com essa nova situação e outras que surgem no decorrer de sua prática. Para melhor compreender esse fenômeno, o presente estudo busca responder a dois questionamentos: a) Que saberes fundamentam a prática dos tutores? b) A prática tutorial pode ser considerada como uma prática docente? As questões são investigadas no âmbito do Curso de Pedagogia para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental (PAIEF) realizado pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), em parceria com o Centro de Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CEDERJ). Como quadro teórico de referência, são considerados estudos relativos à evolução da educação a distância e, especialmente, o conceito de saberes docentes , formulado por Maurice Tardif. Além de se basear em extensa pesquisa bibliográfica, o estudo se realiza por meio da análise de documentos e da pesquisa de campo junto aos tutores do PAIEF, envolvendo questionários, entrevistas e observações. A análise dos principais resultados permite concluir que os tutores podem ser considerados como professores, bem como os saberes que produzem e mobilizam na sua ação pedagógica podem igualmente ser vistos como saberes docentes.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Educação-
Publicador: dc.publisherEducação-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professor-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino à distância-
Palavras-chave: dc.subjectEducação a distância (EAD)-
Palavras-chave: dc.subjectSaberes docentes-
Palavras-chave: dc.subjectPrática tutorial-
Palavras-chave: dc.subjectEnseignement à distance-
Palavras-chave: dc.subjectSavoirs des enseignants-
Palavras-chave: dc.subjectPratique du tutorat-
Palavras-chave: dc.subjectFormation des enseignants-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titleO tutor na formação de professores a distância : saberes que fundamentam a prática tutorial na experiência do curso de pedagogia a distância da UNIRIO-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.