Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Peres, Lygia Rodrigues Vianna | - |
Autor(es): dc.contributor | Labriola, Rodrigo | - |
Autor(es): dc.contributor | Nascimento, Magnólia Brasil Barbosa do | - |
Autor(es): dc.contributor | Pacheco, Liège Rinaldi de Assis | - |
Autor(es): dc.contributor | Lemus, Victor Manuel Ramos | - |
Autor(es): dc.contributor | Lagares, Xoan | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Marco Antonio da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:03:15Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:03:15Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-07-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-07-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/10314 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/762593 | - |
Descrição: dc.description | O gênero dramático deve ser concebido como uma escrita construída para ser encenada em um espaço próprio e por atores competentes para a pronunciação das réplicas. Por isso, ao estudar este gênero somente pelo texto, implica perda parcial de análise. Entretanto, se considerarmos o texto como uma forma de teatralização da linguagem com fins específicos, uma leitura com base na Retórica, enquanto técnica para obter a adesão do público, as obras dos dramaturgos serão exploradas com maior precisão e compreensão da sua função social e histórica. Para a fundamentação dessas reflexões, foram analisadas obras do teatro do Século de Ouro espanhol por suas fontes inesgotáveis de recursos de adesão de espectadores diversos culturalmente. Esta tese busca mostrar as técnicas retóricas e cênicas empregadas pelos dramaturgos seiscentistas com o intuito de construir uma imagem dos reis católicos como um governo bem sucedido. Também, como objetivo central, essa manipulação da linguagem, através das réplicas, deseja restaurar a imagem da monarquia vigente, diante de séria crise econômica e valores socioculturais alterados | - |
Descrição: dc.description | El género dramático debe ser concebida como una escritura construida para ser escenificada en un espacio propio y por atores competentes para la pronunciación de las réplicas. Por eso, estudiar este género sólo por su texto implica pérdida parcial de análisis. Sin embargo, si consideráremos el texto una forma de teatralización del lenguaje con fines específicos, una lectura con enfoque en la Retórica, como técnica para obtener la adhesión del público, las obras de los dramaturgos serán exploradas con mayor precisión y comprensión de su función social e histórica. Para la fundamentación de esos reflejos, fueron analizadas obras del teatro del Siglo de Oro por sus fuentes inagotables de recursos de adhesión. Esta tesis doctoral intenta mostrar las técnicas retóricas y escénicas empleadas por los dramaturgos de los seiscientos con el objetivo de construir una imagen de los reyes católicos como un gobierno exitoso. También, como objetivo central, esa manipulación del lenguaje, a través de las réplicas, desea restaurar la imagen de la monarquía en vigor, delante de una grave crisis económica y valores socioculturales alterados | - |
Descrição: dc.description | The dramatic genre must be conceived as a constructed writing in order to be staged on a particular space and by competent actors for the utterance of retorts. Wherefore, studying this genre only by the text, results the partial prejudice from the analysis. However, if we consider the text as a dramatization way of the language with specific purposes, one reading based on Rhetoric, as adherence of the public technique, the dramatists’ works will be explored in a high level of accuracy and comprehension about their social and historical function. For the reasoning of these reflections, were analyzed theater’s compositions from the Spanish Golden Age for the sake of their unending adhesion resources of varied culturally spectators. This thesis intends to present the rhetoric and scenic’s techniques used by the seventeenth-century dramatists in order to frame the image of the catholic kings as a successful government. Also, with a central goal, this language manipulation, through the retorts, intends to restore the current monarchy figure, before the serious economic crises and sociocultural distorted values | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Retórica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teatro | - |
Palavras-chave: dc.subject | Século de Ouro | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mito | - |
Palavras-chave: dc.subject | Reis católicos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Retórica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teatro espanhol -- Século XVII | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mito | - |
Palavras-chave: dc.subject | Reinado | - |
Palavras-chave: dc.subject | Católico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Siglo de Oro | - |
Palavras-chave: dc.subject | Reyes católicos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Rhetoric | - |
Palavras-chave: dc.subject | Theater | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gold century | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mith | - |
Palavras-chave: dc.subject | Catholic kings | - |
Título: dc.title | A apropriação dos mitos em la serrana de la vera e em el mejor mozo de españa: o resgate da memória e a restauração da imagem de poder | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Tese | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: