A temática água para o ensino de ciências em uma perspectiva socioambiental

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMarques, Marcelo Monteiro-
Autor(es): dc.contributorFernandes, Karina de Oliveira Bloomfield-
Autor(es): dc.contributorCosta, Leonardo Moreira da-
Autor(es): dc.contributorChinelli, Maura Ventura-
Autor(es): dc.creatorAzevedo, Juliana Lopes de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:03:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:03:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-02-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-02-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/15079-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/762592-
Descrição: dc.descriptionA escola, por ser um ambiente de interação social, atua na construção de valores e atitudes que se desenvolvem na formação da personalidade dos indivíduos que a frequentam. Por isso, possui papel fundamental na formação de cidadãos que estejam aptos a intervir de forma consciente e responsável no cenário socioambiental em que estamos imersos. Baseando-se neste argumento, este trabalho foi desenvolvido utilizando de uma temática extremamente importante para a manutenção da vida: a água. O desenvolvimento deste trabalho foi realizado no Colégio Universitário Geraldo Reis (Coluni-UFF), na disciplina eletiva denominada Água Fonte de Vida e Energia, no período de maio a agosto de 2019. O intuito do trabalho foi elaborar uma sequência de atividades pedagógicas, utilizando diferentes recursos didáticos, onde a temática água pudesse ser utilizada de forma interdisciplinar como meio de conscientizar os educandos sobre a importância da água para a manutenção da vida e da responsabilidade individual para a preservação desse recurso natural-
Descrição: dc.descriptionThe school is an environment of social interaction, it acts in the construction and values and attitudes that develop the formation of the personality of the individuals, therefore it has a fundamental role in the formation of citizens who are able to intervene consciously and responsibly in the scenario. environment we are immersed in. Based on this argument, this work was developed using an extremely important theme for the maintenance of life: water. The development of this work was carried out at the University Fluminense College, in the elective discipline called Water Source of Life and Energy from May to August 2019. The purpose of this work was to elaborate a pedagogical activities sequence, using different didactic resources, where the theme water could be used in an interdisciplinary way as a means of raising the students' awareness of the importance of water for maintaining life and individual responsibility for the preservation of this natural resource-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de química-
Palavras-chave: dc.subjectConsumo de água-
Palavras-chave: dc.subjectConsumo sustentável-
Palavras-chave: dc.subjectEducação básica-
Palavras-chave: dc.subjectEducação ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectRecurso didático-
Palavras-chave: dc.subjectCiência ambiental-
Título: dc.titleA temática água para o ensino de ciências em uma perspectiva socioambiental-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.